• Sanidade
  • Vaca magra e problema de casco, causa ou consequência?

    26/02/2015
    Problema de casco é um grande – se não for o maior – problema relacionado ao bem estar animal na indústria leiteira.

    Marcelo Hentz Ramos*

     “Problema de casco é realmente um grande problema”, disse Temple Grandin, reconhecida pesquisadora da Universidade Estadual do Colorado. A maioria dos experts concorda que a incidência de problemas casco esta entre 25% e 30% das vacas de um rebanho, o que é inaceitavelmente alto. Além de ser subestimado em muitas fazendas.

     Em dois estudos já realizados, foi demostrado que se você perguntar a um produtor “qual a porcentagem das suas vacas que possuem problemas de casco”, os produtores subestimam pela metade o valor real. Problema de casco é também uma doença muito cara para a indústria leiteira, afetando a fertilidade, descarte e produção de leite dos animais.

     Evidências científicas recentes têm relacionado à condição corporal (ECC) com incidência de problemas de casco. Os estudos demonstram que baixo ECC, ou seja, vaca magra é causa, e não consequência, de problemas de casco.

     Um problema deixado de lado

    Problemas de casco são geralmente causados por instalações mal dimensionadas, falta de conforto animal e manejo. Baixo ECC, têm sido relacionado como uma consequência de vacas com problemas de casco, e não como causa. Evidência científica que contrariam esta definição foi primeiramente publicada por pesquisadores da Universidade de Cornell no Journal of Dairy Science. O estudo encontrou uma associação entre ECC e espessura de gordura na sola do animal. “As vacas com melhores ECC apresentaram uma maior espessura de gordura na sola”, explica Dr. Rodrigo.

    Bicalho, professor da Universidade e autor do experimento. Seguindo o mesmo conceito, vacas com menor ECC possuíam menor espessura de gordura na sola, o que certamente aumenta a chance de problemas de casco neste animal. “Se olharmos na nossa mão, a almofada de gordura (coxim) na base da mão é a mesma que a vaca possui nos pés. Nós também possuímos a mesma almofada de gordura na base dos nossos pés”, diz Bicallho. A função do coxim digital é ajudar a absorver o impacto antes que este chegue à sola. Portanto, quanto menor o tamanho do coxim digital mais trauma teremos na sola, isto certamente irá resultar em problemas de casco como úlceras de sola e doenças da linha branca.

     Pós-parto: período crítico

    Prestar atenção no ECC das vacas no pós-parto imediato é de grande importância. “No início da lactação com a perda de ECC, o coxim digital também diminui de tamanho, o que predispõe aos principais problemas de casco”, diz Bicalho. Pesquisas com vacas durante o período seco têm demonstrado que vacas muito magras no período seco possuem maior chance de problemas de casco no pós-parto.

     Uma ferramenta para controlar o baixo ECC de animais magros no pós-parto é diminuir a frequência de ordenha (tirar leite do animal uma vez a menos do que o rebanho ao dia), desta maneira a recuperação do ECC é mais rápida e este animal não desenvolverá problema de casco. Esta ferramenta é interessante, pois está muito claro que se continuar a tirar leite desta vaca, aumenta-se o risco do desenvolvimento de problemas de casco e, como consequência, a vaca não irá produzir a quantidade de leite esperado na lactação. Com a intervenção imediata, o animal passa a recuperar ECC, aumentasse a chance de emprenhar e, durante a vida útil, certamente esse animal deixará mais dinheiro na fazenda do que uma vaca que desenvolveu problemas de casco.

    Adaptado de: Skinny cows: A source of sore feet. Dairy Herd, Janeiro de 2012.

    * Marcelo Hentz Ramos é Médico Veterinário, PhD e Diretor do 3rlab

    Fonte: Rehagro / Rural Centro

     


  • Rendimento do gado criado a pasto melhora com suplementação, mesmo no período das águas

  • Entramos no período das águas, estação em que os ‘olhos’ dos pecuaristas e produtores em geral se enchem de alegria diante da fartura dos pastos nas fazendas Brasil afora.

    + leia mais


  • Criação de sites