• Manejo
  • Técnicas que melhoram e diversificam a produção do gado de corte até pelo celular

    27/07/2015
    Cinco novos cursos sobre Bovinocultura de Corte são oferecidos gratuitamente no portal de educação a distância do SENAR

     Arlei Brasileiro tem a agropecuária no sangue. Filho de produtores rurais, aprendeu desde cedo como cuidar bem do pasto, para manter o rebanho sempre gordo e bonito. Formou-se em Agronomia e hoje é diretor de uma empresa que atua na área de pastagens. Com toda a sua bagagem, percebia que estava na hora de renovar os pastos da fazenda no interior de Goiás, onde a família cria gado de corte e acreditava que só teria bons resultados implantando um sistema rotacionado, o que implicaria em um investimento maior.

    Antes, porém, de dar andamento ao projeto, Arlei decidiu se atualizar, por meio dos cursos oferecidos no portal de educação a distância do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) dentro do programa de Capacitações Tecnológicas em Bovinocultura de Corte. “Na minha visão, o sistema rotativo de pastagens era melhor, mas descobri no curso que a pastagem de carga fixa também pode ser bem produtiva, desde que se faça o manejo adequado. E como não preciso fazer grandes investimentos na infraestrutura, com cercas e corredores, acaba que é mais vantajosa. Vou conseguir aumentar minha produtividade e a renda a um custo mais baixo”.

    Aulas pelo celular

    O programa Bovino de Corte do portal http://ead.senar.org.br/ oferece gratuitamente cinco cursos: Pastagens, Sanidade Animal e Tecnologias Gerenciais, Nutrição Animal, Melhoramento Genético Animal e Reprodução Animal. Arlei Brasileiro já fez o curso sobre pastagens e está iniciando agora o de sanidade animal. “O curso sobre pastagens é excelente. Tenho 12 anos de formado e a classificação de solos mudou muito no período, então, essa atualização é muito importante. E com a praticidade do curso do SENAR ser todo a distância, deu para aproveitar bem. Eu visito rotineiramente mais de 17 municípios no meu estado. Quer dizer, não teria agenda pra frequentar aulas. Mas com o conteúdo disponível no portal, eu posso acessar aonde eu estiver. Já assisti aula até pelo celular. Depois desse, vou fazer outros cursos.”

    O programa de Capacitações Tecnológicas em Bovinocultura de Corte é destinado às pessoas do meio rural que possuam experiência ou formação em áreas relacionadas ao setor agropecuário e ter no mínimo 18 anos de idade. As matrículas para os cursos estão abertas e devem ser feitas no próprio portal. As aulas são movimentadas com vídeos e atividades interativas que facilitam a aprendizagem. Os alunos também participam de fóruns e chats para discussão dos temas e esclarecer eventuais dúvidas. 

     Fonte: SENAR

     

     


  • Rendimento do gado criado a pasto melhora com suplementação, mesmo no período das águas

  • Entramos no período das águas, estação em que os ‘olhos’ dos pecuaristas e produtores em geral se enchem de alegria diante da fartura dos pastos nas fazendas Brasil afora.

    + leia mais


  • Criação de sites