• Manejo
  • Status livre de aftosa sem vacinação pode abrir mercados que remuneram melhor

    25/05/2021
    Segundo gerente de saúde animal da Adapar, países como Japão, Coreia do Sul e Canadá hoje não compram do Brasil devido ao atual status

    Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) deve reconhecer nesta quinta-feira,27, os estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e partes do Amazonas e de Mato Grosso como áreas livres de febre aftosa sem vacinação.

    Para o Paraná, a oportunidade é a abertura de novos mercados, que sequer negociavam com o Brasil devido ao status sanitário atual, segundo Rafael Gonçalves Dias, gerente de saúde animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

    “Não temos negociações para vendas de carne bovina e suína em função do status de livre da doença com vacinação para países como Japão, Coreia do Sul e Canadá, que são mercados importantes, que remuneram melhor os nossos produtos. Com a certificação, devemos iniciar as negociações com esses mercados daqui para frente”, diz.

    Segundo Dias, a certificação que deve ser obtida em breve, representa um selo ao mundo da capacidade do estado em combater doenças emergências.

    Por outro lado, o representante da Adapar destaca, ainda, que o principal desafio é manter a sanidade do rebanho sem a imunização. “A partir do momento que você retira a vacinação, você deixa os animais mais expostos a uma eventual entrada da doença. Diante disso, o compromisso do produtor tem que ser maior, tanto em notificar casos suspeitos, como em manter o cadastro do rebanho atualizado”, finaliza.

    Fonte: Canal Rural com curadoria Boi a Pasto.



  • Falta de assistência técnica é gargalo para atingir metas de metano e carbono

  • Firmados na COP26, pactos para diminuir emissão de gases de efeito estufa estão distantes de produtores que carecem de extensão rural pública

    + leia mais
  • Aumento de 35% na probabilidade de prenhez e 30% mais peso nos bezerros desmamados

  • Esses números são possíveis com o uso da suplementação alimentar específica para vacas durante o período reprodutivo

    + leia mais


  • Criação de sites