• Notícias
  • Região Sul recebe primeiro evento técnico on-line do Rally da Pecuária 2021

    28/10/2021
    Além de apresentar um cenário atualizado da pecuária bovina de corte no país, debate trará dados sobre a produção, rebanho e exportação dos três estados

    O posicionamento da pecuária brasileira no mercado internacional e os riscos de curto, médio e longo prazo serão alguns dos temas do primeiro evento técnico regional on-line do Rally da Pecuária 2021. Voltado aos produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o evento "O sucesso da pecuária brasileira" apresenta um balanço atualizado de preços, resultados, exportações e oferta/demanda .

    As particularidades da Região Sul, que responde por 12,36% da produção nacional de carne bovina, serão tratadas pelo coordenador da expedição, Maurício Palma Nogueira, com dados sobre a evolução da produção, rebanho e exportações nos três estados, os resultados por nível de tecnologia, preços de mercado e tendências.  

    Entre os desafios a serem debatidos no evento estão ainda a situação das pastagens no Bioma Pampas e a competição com a agricultura; os ectoparasitas e os riscos ao maior ativo da pecuária gaúcha; e o sistema de produção, abordando raças e nutrição do rebanho.

    "Este será o primeiro evento técnico on-line da expedição. Ocorre em um momento de queda acentuada nas cotações dos animais para abate, consequência da recusa chinesa em aceitar a carne embarcada pelo Brasil", explica o coordenador.

    Entre julho e outubro, os preços médios do boi para abate no Rio Grande do sul recuaram 14%, enquanto Santa Catarina e Paraná registraram recuos de 10% e 6% no mesmo período.  

    Até setembro, a China respondeu por 52% do faturamento com as exportações brasileiras de carne bovina. Esse desgaste é apontado como a principal causa da queda de quase 15% nas cotações médias atuais do boi gordo, quando comparado ao pico registrado nos últimos três meses.

    O Rally da Pecuária vai a campo com objetivo de analisar as respostas do setor diante desse cenário. "O desafio de cumprir os objetivos do Rally da Pecuária é grande, visto que, nas nove edições anteriores, a troca de informações com o campo foi presencial. Não podíamos adiar mais um ano. Acreditamos que o Rally da Pecuária possa contribuir com informações importantes sobre a produção no Brasil, a demanda total de carne e as questões ambientais", diz Nogueira.

    Eventos em todas as regiões

    A 10ª edição do Rally da Pecuária teve seu formato renovado para colaborar com as medidas de distanciamento social diante da Covid-19 e será digital neste ano. As pastagens serão analisadas com base em imagens de satélite, informações de centros de pesquisa e institutos de estatísticas, vistorias e dados históricos do Rally. A organização da expedição manterá os encontros com pecuaristas, desta vez por meio de plataformas de videoconferência, e fará eventos pela internet.

    Serão cinco eventos regionais on-line ao longo da expedição, entre 27 de outubro e 01 de dezembro. Além do primeiro evento no próximo dia 27 com produtores do Sul, também serão realizados: evento para os pecuaristas de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, no dia 10 de novembro; Goiás e Tocantins, em 17 de novembro; Mato Grosso e Pará, no dia 24 de novembro; e produtores do Roraima e Acre em 01 de dezembro.

    O evento final para apresentação de dados, com base nas análises de campo, será em 15 de dezembro, quando o Rally irá propor uma metodologia para análise da pegada de carbono na pecuária. O produtor que acompanhar todos os eventos receberá informações inéditas sobre a pecuária de cada uma das regiões foco de estudos do Rally da Pecuária.

    Organizado pela Athenagro com apoio da Agroconsult, o Rally da Pecuária é patrocinado pelo Banco Santander, Ihara e Zoetis. Mais informações sobre a expedição pelo link: https://bit.ly/LinksRallydaPecuaria



  • Rendimento do gado criado a pasto melhora com suplementação, mesmo no período das águas

  • Entramos no período das águas, estação em que os ‘olhos’ dos pecuaristas e produtores em geral se enchem de alegria diante da fartura dos pastos nas fazendas Brasil afora.

    + leia mais


  • Criação de sites