• Notícias
  • Produção, Qualidade e Sustentabilidade de Forragens serão discutidas em Manaus

    21/10/2021
    No período de 24 a 26 de novembro de 2021 será realizado o II Simpósio Produção, Qualidade e Sustentabilidade de Forragens Conservadas na Amazônia Ocidental, evento de iniciativa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com apoio da Embrapa e demais instituições de ensino superior do estado.

    As inscrições podem ser feitas acessando o link:   https://www.even3.com.br/iipqsfcao2021/

    O II Simpósio visa divulgar tecnologias, conhecimentos e inovações da conservação de forragens e grãos que contribuam para o avanço do setor primário e para o aperfeiçoamento do ensino, da pesquisa e da extensão rural na Amazônia Legal.

    Conforme Rogério Perin, pesquisador da Embrapa, membro da comissão organizadora, o evento será uma ocasião imperdível aos pecuaristas, técnicos, profissionais, acadêmicos e docentes do Brasil e da região, interagirem com especialistas sobre conservação de forragem/grãos do país e trocarem conhecimento. “É também uma oportunidade para estimular os acadêmicos das ciências agrárias no campo da investigação científica e aprofundar conhecimentos para o futuro trabalho profissional na região”. 

    O evento se insere no contínuo trabalho de transformação do cenário da pecuária do Estado do Amazonas, na busca de melhorar a qualidade da alimentação ofertada aos ruminantes ou oferecer alternativa de volumosos para períodos críticos.

    A busca pela produtividade e o comprometimento por uma produção animal de melhor qualidade são características de excelência produtiva que devem nortear a pecuária. E nos sistemas pecuários modernos, a conservação de forragem na forma de silagens, na medida em que preserva os nutrientes existentes no momento da ensilagem, permite fornecer volumoso de qualidade, principalmente em períodos críticos como os de sazonalidade forrageira.

    Nesta edição, o Simpósio PQSFCAO2021 apresentará, na forma de palestras, as mais diversas tecnologias de ensilagem empregadas no Brasil, da região sul ao norte do país. Renomados profissionais da área estarão reunidos durante três dias apresentando e discutindo as possibilidades de utilização de forrageiras/grãos armazenados/conservados com sustentabilidade, além de alternativas de aproveitamento de coprodutos agroindustriais.

    O Simpósio ocorrerá no Auditório Sumaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias, no Campus Universitário da Ufam. O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 11/11/2021. 

    Por: Maria José Tupinambá (114 DRT-AM) Embrapa Amazônia Ocidental

     



  • MANEJO EFICIENTE DA PASTAGEM AJUDA NA PRODUÇÃO DE CARNE DE QUALIDADE

  • Para acessar mercado premium e que melhor remunera com a criação a pasto, é preciso planejamento, animais de boa genética e principalmente escolher cultivares com alto valor nutritivo para alimentação

    + leia mais
  • Pantanal tem 14 cidades em emergência, mais incêndios e mortes de animais no MS

  • Região vive período de forte estiagem, o que motivou o decreto de emergência por parte do governo local

    + leia mais
  • Pasto rotacionado: sobrou capim? Saiba por que isso é um ótimo sinal

  • Confira as novas dicas do doutor em zootecnia Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador do Polo Regional de Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)

    + leia mais


  • Criação de sites