• Notícias
  • O olho do dono é que engorda o gado

    11/08/2021
    Com a utilização de softwares de gestão, como o Ideagri, produtores podem gerir seus rebanhos de qualquer lugar, sem precisar estar na fazenda

    Dizem que é o olho do dono que engorda o gado. Mas se engana quem pensa que o produtor precisa estar o tempo todo na fazenda para acompanhar de perto a produção. Se com a chegada do novo coronavírus, as empresas nas cidades tiveram que se adaptar para continuarem operando de forma remota, no campo, isto já é uma realidade. Com a chegada de novas tecnologias, esse acompanhamento pode ser realizado a quilômetros de distância, permitindo que o fazendeiro tenha acesso a relatórios e outros indicadores de desempenho do rebanho na palma da mão, pelo celular, onde ele estiver.

     

    Utilizando o software de gestão Ideagri, o produtor Fernando Viana, proprietário do perfil @viananalida, do Instagram, saiu de viagem com a família por 25 dias e tem conseguido gerir a sua propriedade, a fazenda Ouro Branco, localizada em Abaeté (MG), de forma remota, graças ao software. "Os funcionários enviam constantemente fotos, vídeos de tudo que acontece na fazenda e eles sentem necessidade de me perguntar", explica.

    Segundo o produtor e influenciador, antes da viagem, ele deixou prontos relatórios de secagem e pré-parto, o que facilita o processo. "A confiança é essa, a gente tira a lista do sistema e fica todo mundo instruído. Eles já sabem o que fazer", garante. Se alguma vaca adoecer, os funcionários mandam mensagens para saber informações sobre o animal, disponíveis no sistema, como data de parto prevista, por exemplo, para verificar a viabilidade de secagem, ou se deve aplicar remédio e esperar a carência.

    Viana conta que eles têm todas as informações no sistema, mas não é necessária a conferência diária. "A partir do momento que eu tirei os relatórios do que vai nascer e do que tem que secar, a gente vai rodando tranquilo. À medida que surge uma necessidade, eles me ligam, eu consulto e está tudo certo." Para o produtor, a funcionalidade mais utilizada do sistema é lançamento de parto. "Quando um animal pare, os funcionários lançam via aplicativo, ou mandam no próprio WhatsApp. Eu já lanço aqui, já atualizo os dados zootécnicos, qualquer lançamento de medicamento", afirma.

    Para Heloise Duarte, COO da Ideagri, o sistema foi pensado justamente para dar ao produtor esta mobilidade, permitindo à fazenda produzir mais, desde a gestão dos animais até a administração financeira da propriedade. "Sabemos bem os desafios enfrentados pelos produtores brasileiros. Mas com uma gestão eficiente, você ganha mais e controla melhor, com indicadores simples, mas essenciais para auxiliar você na tomada de decisões."

    Por Divulgação com curadoria Boi a Pasto.



  • Falta de assistência técnica é gargalo para atingir metas de metano e carbono

  • Firmados na COP26, pactos para diminuir emissão de gases de efeito estufa estão distantes de produtores que carecem de extensão rural pública

    + leia mais
  • Aumento de 35% na probabilidade de prenhez e 30% mais peso nos bezerros desmamados

  • Esses números são possíveis com o uso da suplementação alimentar específica para vacas durante o período reprodutivo

    + leia mais


  • Criação de sites