• Notícias
  • NUTRIÇÃO DE REBANHO: COMO ESCOLHER A RAÇÃO APROPRIADA PARA O SEU GADO?

    10/02/2022
    Escolher a melhor ração está entre os pontos cruciais que fará toda a diferença garantindo a qualidade do produto final

    Muito do que vai definir a qualidade da carne que será comercializada, tem início na alimentação do gado. Uma alimentação rica em nutrientes, e com produtos de alta qualidade reflete no resultado final da carne e do leite como produto.

    A alimentação do rebanho ocupa um grande espaço na produção como um todo; e escolher a melhor ração está entre os pontos cruciais que fará toda a diferença garantindo a qualidade do produto final que é a carne ou o leite.

    As melhores práticas de alimentação de bovinos começam com um bom planejamento, assim como qualquer outro negócio. É preciso estabelecer as metas e quais características se deseja encontrar no produto final, (teor de gordura no leite, maciez da carne, por exemplo). Feito isso, é preciso fazer uma seleção criteriosa dos alimentos, avaliando os atributos e a qualidade da matéria-prima, e garantindo também sua correta armazenagem.

    Sabe-se que o uso de suplementação concentrada é essencial à medida que o manejo do pasto é menos intensivo, tendo em vista que o valor nutricional da forragem diminui. Na estação seca, período em que há menor crescimento do pasto, a suplementação volumosa também é necessária. E por fim, quando o rebanho é de vacas leiteiras, de alta produção, faz-se também necessário à suplementação, mesmo quando o pasto é vasto e de boa qualidade.

    O que a composição da ração animal deve atender?

    Produtores e técnicos que trabalham ligados ao setor de saúde, se preocupam com a composição da ração animal, mas no fim não existe uma fórmula específica que atenda a todos os casos.

    Embora não haja uma composição única que garanta desempenho para a produção animal, podemos dizer que existe sim um padrão. Uma linha que faz sentido quando o assunto é desempenho.

    O que procurar nas rações para gado

    Nutrientes! Esse é o primeiro ponto a ser considerado ao escolher a ração para seu gado. Pois a fase da engorda dos bovinos precisa de todos os nutrientes necessários para se chegar ao ponto ideal.

    As rações para gado, que mais trazem benefícios são aquelas com valor nutricional elevado. Os melhores ingredientes para compor as rações são:

    • Farelo de soja;
    • Milho integral moído;
    • Sal comum;
    • Uréia pecuária;

    Com uma ração de alta qualidade e rica com tudo aquilo que o que seu rebanho mais necessita, o produtor garante a saúde dos animais e a qualidade do corte final ou do leite não será afetada de forma negativa.

    Como você pode perceber ao final dessa pequena análise, nutrição do gado deve ser um dos grandes focos na cadeia produtiva. Após a execução das estratégias do seu negocio, é fundamental fazer o balanço da produção para, então, alterar as táticas ou prosseguir com elas. Assim, se garante uma produção de alimentos seguros e com as qualidades que atendam aos interesses do mercado.

    É claro que além de ração de qualidade o seu rebanho também precisará de pasto e água adequados, mas isso é assunto para outro dia.


    Este conteúdo foi elaborado a partir de uma curadoria sobre nutrição de bovinos.

    Redação – Boi a Pasto



  • MANEJO EFICIENTE DA PASTAGEM AJUDA NA PRODUÇÃO DE CARNE DE QUALIDADE

  • Para acessar mercado premium e que melhor remunera com a criação a pasto, é preciso planejamento, animais de boa genética e principalmente escolher cultivares com alto valor nutritivo para alimentação

    + leia mais
  • Pantanal tem 14 cidades em emergência, mais incêndios e mortes de animais no MS

  • Região vive período de forte estiagem, o que motivou o decreto de emergência por parte do governo local

    + leia mais
  • Pasto rotacionado: sobrou capim? Saiba por que isso é um ótimo sinal

  • Confira as novas dicas do doutor em zootecnia Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador do Polo Regional de Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA)

    + leia mais


  • Criação de sites