• Manejo
  • Marfrig e Unesp realizam pesquisa sobre bem-estar animal

    18/08/2021
    Projeto vai focar no transporte e engajamento da cadeia de suprimentos

    Visando promover o bem-estar animal, a Marfrig fechou contrato com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para realização de pesquisa inédita que visa a melhorar os impactos das longas viagens. O estudo será elaborado em parceria com o grupo INOBIO-MANERA da Unesp, que conta com uma equipe multidisciplinar relacionada à área de bem-estar animal nos campi de Ilha Solteira e Jaboticabal, ambos no interior de São Paulo.

    O trabalho inicial para elaboração da pesquisa será concentrado nos dados de transporte. Em paralelo, está o desenvolvimento de materiais e atividades que visam à conscientização dos fornecedores sobre os benefícios e os reflexos positivos que isso gera para toda a cadeia. 

    A pesquisa também contribuirá para gerar ganho na qualidade de vida dos animais. A equipe apontará as vantagens econômicas que um bom manejo pode trazer para toda a cadeia da carne, como a facilitação na rotina diária de manejo, bem como a redução das perdas diretas do produto final.

    “A Marfrig tem implementado melhorias constantes no compromisso com o bem-estar animal e essa parceria é mais um de nossos esforços no desenvolvimento de boas práticas. Estamos sempre investindo em soluções e pesquisas para aprimorar os protocolos de manejo e trazer cada vez mais conforto aos animais”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade e Comunicação da Marfrig.        

    De acordo com os coordenadores do trabalho, os professores da Unesp Marcos Chiquitelli Neto e Alex Sandro Campos Maia, “é uma grande oportunidade para que a ciência possa contribuir ainda mais nas interações com os animais de produção e ainda resultar em maior eficiência da atividade”. Além do trabalho de transporte, o projeto inclui desenvolvimento dos materiais para abordagem de conceitos e disseminação dos assuntos para engajamento da cadeia de suprimentos (animais para o abate e fornecedores de carne e ingredientes). 

    Estratégias de bem-estar animal

    A estratégia geral da Marfrig para melhorar os processos de bem-estar animal abrange três principais segmentos da cadeia de valor: propriedades rurais, transporte e operações industriais. “Além de assegurarmos rotinas e processos – como instalações adequadas, rígidas rotinas e treinamento dos funcionários que manipulam os animais – também engajamos outros elos da cadeia de fornecedores, especialmente os fornecedores de matéria-prima, ingredientes e os produtores de animais, para estarmos sempre em conformidade com os mais elevados padrões de bem-estar animal”, finaliza Pianez.  

    Por: Feed&Food com curadoria Boi a Pasto.



  • Falta de assistência técnica é gargalo para atingir metas de metano e carbono

  • Firmados na COP26, pactos para diminuir emissão de gases de efeito estufa estão distantes de produtores que carecem de extensão rural pública

    + leia mais
  • Aumento de 35% na probabilidade de prenhez e 30% mais peso nos bezerros desmamados

  • Esses números são possíveis com o uso da suplementação alimentar específica para vacas durante o período reprodutivo

    + leia mais


  • Criação de sites