• Sustentabilidade
  • Mapa online destaca iniciativas sustentáveis na pecuária brasileira

    30/09/2015
    Ferramenta está disponível gratuitamente no website do GTPS

    A partir de agora será mais fácil identificar os exemplos de propriedades rurais sustentáveis no Brasil. Isso porque o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) passa a disponibilizar o Mapa de Iniciativas da Pecuária Sustentável, cujo objetivo é destacar as iniciativas sustentáveis em andamento no país. A ferramenta é pioneira e conta, atualmente, com 12 exemplos.

    O mapa online, que está disponível no site do GTPS, destaca o local, além de informações como quem são os executores, os parceiros, a área total, o número de rebanho, o investimento, os municípios de abrangência, o ponto focal, um breve resumo da iniciativa, entre outras informações do projeto.

    De acordo com Fernando Sampaio, presidente do GTPS, o mapa é uma grande oportunidade de divulgar os bons exemplos da atividade no Brasil. “Um dos maiores desafios do GTPS, desde o início de nossas atividades, sempre foi mostrar que é possível aliar sustentabilidade com rentabilidade. Esta ferramenta é mais um mecanismo para disseminar esta mensagem e para fazer com que os bons exemplos ganhem escala”, afirma.

    O Mapa de Iniciativas da Pecuária Sustentável é fruto do projeto entre o GTPS e a Gordon And Betty Moore Foundation e está disponível em http://www.pecuariasustentavel.org.br/mapa/

    Cadastro de iniciativas

    Caso o idealizador de outro projeto acredite que o mesmo também mereça estar no mapa, o cadastro das iniciativas sustentáveis ainda está aberto. Para cadastrar, basta enviar um e-mail para secretariado@pecuariasustentável.net .

    Sobre o GTPS

     Criado no final de 2007 e formalmente constituído em junho de 2009, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Em 2014, o grupo recebeu o Certificado de Excelência em Sustentabilidade na categoria Governança Corporativa, entregue pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) em reconhecimento ao processo claro e transparente de tomada de decisões e demonstração de resultados do GTPS. Mais informações sobre o GTPS estão disponíveis no site www.pecuariasustentavel.org.br. Acompanhe também pelo twitter, em @gtps_brasil, e pelo Facebook, em www.facebook.com/gtpsbrasil .

    Fonte: GTPS / Alfapress



  • Planejamento e semente de qualidade são critérios para pasto bem formado

  • O planejamento é um processo fundamental para quem pretende formar, reformar ou recuperar uma pastagem. Existem vários passos que são necessários para que o produtor tenha sucesso nesta empreitada.

    + leia mais
  • Estratégias de suplementação na entressafra

  • Qual melhor caminho a seguir em momentos de mudanças?

    + leia mais
  • Uma nova revolução

  • Eficiência alimentar passa a ser grande preocupação dos principais selecionadores de bovinos do País. A característica promete conferir maior competitividade à produção de carne vermelha.

    + leia mais
  • Genética no tempo, sem artificialismos

  • Respeitando a fixação de características no rebanho ao longo do tempo sem quaisquer maquiagens nas informações observadas e coletadas no campo.

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites