• Nutrição
  • Lançamento: Livro traz resultados de pesquisa que podem potencializar a pecuária sustentável na Amazônia

    07/12/2021
    O e-book “Avanços da pecuária na Amazônia: pesquisas em desenvolvimento regional em Rondônia” é gratuito e foi lançado no dia 6/12.

    Ele traz dados científicos que podem promover a pecuária sustentável na região. São informações valiosas para o desenvolvimento de tecnologias e ações que sejam adaptadas à realidade do estado e que também podem ser adotadas em todo o Bioma Amazônia. A publicação integra temas relevantes que envolvem a tríade solo-planta-animal, agrega resultados de pesquisas da Embrapa e da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e pode ser acessada no endereço bit.ly/3Dbp9OZ.  

    Nos cinco capítulos deste e-book, produtores, técnicos e estudantes da área de ciências agrárias têm acesso a informações e práticas adequadas, mais eficientes e sustentáveis para a realização da atividade pecuária na região Amazônica. “As descobertas científicas que trazemos nessa obra nos permitem contestar algumas práticas do passado e redefinir o futuro dos sistemas agroalimentares no bioma Amazônia”, aponta a pesquisadora da Embrapa Rondônia Ana Karina Salman, que é uma das organizadoras deste e-book. 

    A pecuária é a principal atividade do agronegócio rondoniense e tem grande impacto econômico e social para a região. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2020), o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de Rondônia para 2021 está estimado em 19,1 bilhões de reais, resultado 12,9% maior do que o obtido em 2020. Só em 2021, o VBP dos cinco principais produtos (bovinos, soja, milho, leite e café) corresponde a 92,8% do VBP de Rondônia. Desse montante, a bovinocultura corresponde a 57,4% do VBP rondoniense.  

    Rondônia é o principal exportador de carne bovina e produtor de leite da região Norte do Brasil. São atividades relevantes para o estado e a região, geram emprego e renda para a população. Mas são ações que também sofrem cobranças e punições do mercado, que exige a adoção de práticas sustentáveis de produção, com o uso eficiente de recursos naturais. Neste contexto, a pesquisadora Ana Karina Salman reforça o papel fundamental das instituições de pesquisa, ao disponibilizar conhecimentos científicos e tecnologias que permitam que essas atividades sejam executadas em harmonia com o meio ambiente e prevenindo as limitações impostas pelos extremos climáticos. 

    Para o pesquisador da Embrapa Rondônia, Luiz Pfeifer, também organizador desta obra, estão em andamento no estado importantes pesquisas com foco em solucionar problemas reais da produção bovina. “Esse livro mostra a força sinérgica dos elos de pesquisa, fomento e sistema de produção praticados em Rondônia”, afirma.

    O professor da Unir e também organizador deste e-book, Jairo Schlindwein, destaca na obra questões relacionadas ao manejo dos solos no estado. Segundo ele após 20 a 30 anos de uso do solo com pastagens, percebe-se perda de qualidade de atributos físicos e químicos. “Provavelmente isto se deve ao manejo extensivo do gado, superlotação, pastejo quando o solo está com umidade acima da capacidade de campo, o que é muito comum na época de chuvas, que vai de novembro a maio”, explica. Ele complementa dizendo que os solos das regiões tropicais no Brasil, incluindo Rondônia, apresentam baixa fertilidade natural e com altas doses de corretivos e fertilizantes é possível aumentar a produção de forragens e melhorar a qualidade do solo.

    Sobre o e-book

    Reúne resultados do que há de mais recente em pesquisas desenvolvidas por professores e pesquisadores da Unir e da Embrapa Rondônia, integrados por meio do programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA). Os capítulos trazem oportunidades para a exploração da pecuária na região Amazônia, assim como apresentam as características do solo e suas associações com as plantas forrageiras. Também oferecem alternativas para otimizar os indicadores produtivos com base na reprodução e no ambiente de criação dos animais. 

    O primeiro capítulo apresenta um panorama histórico do desenvolvimento da pecuária, tanto de leite quanto de corte, no Estado de Rondônia. O segundo e terceiro capítulos, mostram as características dos solos e a adubação das pastagens. Nos capítulos quarto e quinto, são oferecidas as tecnologias desenvolvidas para aprimorar a eficiência reprodutiva de rebanhos bovinos e as ações de manejo que podem reduzir o impacto negativo no estresse térmico sobre o desempenho animal.

    Esta obra é fruto de esforços colaborativos de 23 autores, reúne 11 pesquisas de mestrado e doutorado desenvolvidas em Rondônia e que podem ser extrapoladas para o bioma Amazônia. Esta obra foi contemplada no edital Nº 001/PROPESQ/DPG/2021 da Universidade Federal de Rondônia e editorada pela Editora da Universidade – EDUFRO.

    Este e-book também faz parte de ações do projeto “Determinação de tecnologias voltadas para SAF’s, ILPF e recuperação de pastagens degradadas com potencial de aplicação para região amazônica”, que compõe o Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente. 

    Está vinculado ainda ao projeto “Relação entre as caraterísticas climáticas e as respostas fisiológicas de novilhas e vacas Girolando mantidas em pastagem no município de Porto Velho – RO”, que recebe recursos do Programa de Apoio à Pesquisa – PAP/Universal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Rondônia – FAPERO, Chamada Nº. 04/2018.

    Por: Renata Silva (MTb 12361/MG) - Embrapa Rondônia

     



  • CAP disponibiliza curso gratuito de proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração

  • CAP disponibiliza curso gratuito de proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração

    + leia mais
  • Starrett troca plástico por papelão nas embalagens de Serra Manual e eliminará o consumo de 7,9 toneladas do material ao ano

  • Substituição reduzirá ainda em 25% as emissões de CO2; Objetivo da empresa é que todas as suas embalagens sejam sustentáveis

    + leia mais
  • IICA e Fundo Verde do Clima fecham parceria de US$ 100 milhões para projetos de redução das emissões de metano nas Américas

  • Para secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, iniciativa pode ajudar países a cumprirem meta de diminuir as emissões de metano na pecuária

    + leia mais
  • Lei de pagamento por serviços ambientais é incentivo para cuidar do pasto

  • Pesquisadores da Embrapa destacaram a ligação entre das boas práticas de manejo do pasto e a nova lei de pagamento por serviços ambientais

    + leia mais


  • Criação de sites