• Manejo
  • JBS lança e-book de Classificação de Carcaça Bovina pelo Acabamento

    16/09/2014
    Com o objetivo de levar mais transparência ao diagnóstico do padrão de abate do gado brasileiro, o Grupo JBS lança um e-book de Classificação de Carcaça Bovina pelo Acabamento.

    Trata-se de um material técnico, que tem como proposta contribuir para uma padronização de critérios de avaliação visual da carcaça. Atualmente, no setor da carne, a linguagem empregada nessa classificação é feita pelo escore de gordura de cobertura. Apesar de a técnica ser praticada há décadas, existe uma cerca dificuldade na hora de definir cada classe ou subclasse.

    O material já está disponível a todos os interessados e tem como objetivo achar um equilíbrio para a linguagem técnica e um padrão de referência para classificação das carcaças pelo acabamento. Segundo Eduardo Pedroso, Diretor de Originação do Grupo JBS, este e-book é um avanço. Propõe um padrão fotográfico de referência que foi validado pela academia e conta com o apoio institucional das principais entidades da pecuária e especialistas no assunto.

    O e-book chega aos pecuaristas após alguns meses de trabalho, supervisionado por Pedro de Felício, professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp – Universidade Federal de Campinas. “Esse material é o primeiro capítulo de um estudo que será aprofundado com o tempo. O padrão fotográfico servirá para o treinamento de mão de obra de pessoas que vão avaliar o gado abatido. Queremos mostrar que existe um padrão e uma descrição das carcaças, pelas quais eles poderão se basear. Sempre se falou e se escreveu sobre isso, mas não havia um padrão brasileiro tão profissional”, finaliza.

     Serviço ao pecuarista

    O e-book também apresenta o gabarito de tipificação do farol da qualidade proposto pela JBS. O farol da qualidade é uma ferramenta que explica os parâmetros: sexo, maturidade, peso e acabamento de gordura. Esses quatro parâmetros analisados em conjunto traduzem a especificação da carcaça quente. Isso significa, que através das cores verde, amarelo e vermelho, de uma maneira muito simples, a indústria consegue mostrar ao pecuarista um feedback sobre seus acertos e oportunidades de melhoria. Desta forma as características desejáveis, toleráveis e indesejáveis pelo mercado ficam nítidas ao produtor.

    Todos os pecuaristas que abatem na JBS podem consultar, através do portal do pecuarista, seu histórico de abates e evolução do farol da qualidade de suas boiadas. Para efetuar o download do e-book acesse o site da JBS. Para acessar o Portal do Pecuarista, solicite seu cadastro através do e-mail pecuarista@jbs.com.br.

     Fonte: JBS



  • Cade autoriza aquisição da Nufarm pela Sumitomo Chemical

  • Negócio foi aprovado sem ressalvas; nova companhia terá foco em pesquisa e desenvolvimento, novas moléculas e produtos pós-patentes de alta qualidade.

    + leia mais
  • Safra 2019/20 de soja tem crescimento na área 2,6%

  • De acordo com o levantamento da Conab, a safra 2019/20 de soja tem crescimento na área 2,6% maior que na última temporada.

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites