• Notícias
  • InterCorte Ji-Paraná debate como produzir carne bovina de qualidade

    21/06/2017
    Evento será durante a Expojipa, nos dias 12 e 13 de julho, e terá palestras e casos de sucesso de produtores locais

    Grande público de pecuaristas acompanhou as palestras na edição da Intercorte Ji-Paraná em 2016

    A terceira etapa da InterCorte 2017 terá como palco a cidade de Ji-Paraná (RO), entre os dias 12 e 13 de julho e, pela primeira vez, fará parte da programação da 38ª Expojipa - Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Ji-Paraná, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli.

    O evento, que vem percorrendo de forma itinerante alguns dos principais polos de pecuária brasileiros para levar informação, discussão e tecnologia aos produtores, será realizado no estado pela quarta vez, e terá como tema principal “Entender para Atender”, com palestras, apresentação de casos de sucesso e debates.

    Promovido pelo Terraviva Eventos e pela Associação Rural de Rondônia, com curadoria de conteúdo da Assocon – Associação Nacional da Pecuária Intensiva, a InterCorte em Ji-Paraná terá quatro painéis que abordam aspectos relevantes para o desenvolvimento da pecuária nacional: Sustentabilidade, Cria, Intensificação e Carne de Qualidade.

    No painel destinado a discutir a atividade da cria, o médico veterinário e proprietário da empresa Firmasa de Tecnologia para Pecuária, Luciano Penteado da Silva apresentará um panorama da criação de bezerros e as tendências de mercado no Brasil. “A cria é muito penalizada dentro do sistema produtivo da pecuária por apresentar custo mais alto e baixa rentabilidade, sendo uma fase pouco valorizada pelo produtor. Mas, o que poucos se dão conta é que para a cadeia ser completa é necessário que existam os bezerros, que são a base da cadeia produtiva”, afirma o palestrante.

    Neste painel ainda serão apresentados casos de sucesso de produtores da região, que compartilharão suas experiências, como do consultor e pecuarista Savio Martins, que aplicou suas experiências como empresário na realidade da fazenda, focando em rentabilidade e produtividade.

    Já no painel dedicado à intensificação, a palestra principal será ministrada pelo pesquisador Thiago Carvalho, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada - CEPEA-Esalq/USP. Tendo como pano de pano de fundo o atual momento do mercado pecuário, seus desafios e perspectivas, o pesquisador dará a visão de retorno da atividade pautado no aumento da produtividade e não somente em preço. “O debate com os participantes visa mostrar que, apesar do momento delicado e de mudanças na cadeia, o dentro da porteira tem que deixar de lado a passionalidade e trabalhar com a razão, focando na gestão e no aumento de produtividade dos fatores de produção disponíveis da fazenda. O atual momento exige bom discernimento do setor produtivo, e quem passará por mais essa turbulência serão os pecuaristas-empresários que souberem administrar e atualizar bem esses fatores”, ressalta Thiago.

    Além da palestra, o painel Intensificação também terá dois casos de sucesso, como o do zootecnista Alexandre Foroni, que atua como consultor e produtor na cidade de Pimenta Bueno/RO. Ele vai expor aos participantes da InterCorte exemplos que vivencia no dia a dia, em sua propriedade e em seus clientes, visando o melhoramento dos resultados da pecuária na região. “O produtor precisa entender a importância de fazer planejamento de forragem, da adequação profissional, da gestão de pessoas, enfim, de pequenos detalhes que fazem a diferença entre os pecuaristas de sucesso”, destaca Alexandre.

    “Acreditamos que para atender as demandas de mercado é preciso conhecer a fundo cada etapa do processo de produção de carne. Por isso, a InterCorte deste ano se propõe a construir o conhecimento em conjunto, estimulando a troca de ideias e experiências entre os envolvidos na cadeia produtiva da carne”, destaca Carla Tuccilio, Diretora do Terraviva Eventos.

    Além da programação, a InterCorte conta com uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que levam suas novidades tecnológicas ao produtor. Estarão presentes no evento em Ji-Paraná as empresas Ourofino, Minerva Foods, Nutron, Biogénesis Bagó, Beckhauser, Romancini, SBC Certificadora, Brutale, Toledo do Brasil, Casale, Oligo Basics, CRI Genética, DeltaGen, Belgo, Rubber Tank, ABCB Senepol, Real H, JA Saúde Animal e Vitasal.

    As inscrições podem ser feitas pelo site www.intercorte.com.br/jiparana

    Sobre a InterCorte

    Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia. Enquanto o setor produtivo se reúne, o consumidor é convidado a apreciar o resultado à mesa com a Beef Week, com a participação de restaurantes que preparam pratos com carne bovina.

    Em 2017, o evento ocorre em Cuiabá (MT) em março, Ji-Paraná (RO) e Campo Grande (MS) em julho, Araguaína (TO) em outubro e São Paulo (SP) em novembro.

    A InterCorte e a Beef Week fazem parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor em um programa semanal de mesmo nome, que vai ao ar aos domingos pelo Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação. O Caminho do Boi, Dia do Produtor, manifesto #SomosdaCarne e Interconf fazem parte da plataforma.

    Fonte: InterCorte / Attuale



  • Safra 2019/20 de soja tem crescimento na área 2,6%

  • De acordo com o levantamento da Conab, a safra 2019/20 de soja tem crescimento na área 2,6% maior que na última temporada.

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites