• Sustentabilidade
  • GTPS realiza workshop sobre Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal

    25/05/2015
    Evento será realizado no próximo dia 10 de junho, no auditório do Banco do Brasil, em São Paulo e contará com a presença de importantes nomes da cadeia de valor da pecuária brasileira.

    Com o objetivo de apresentar e debater o panorama, casos e sugestões sobre o tema Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), a Comissão de Incentivos Econômicos e Financeiros (CIEF) do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) promove no próximo dia 10 de junho, a partir das 8h30, o Workshop REDD+ - Ferramenta para uma Pecuária Sustentável.  O evento é gratuito e será realizado no auditório do Banco do Brasil, na Avenida Paulista, 2300, 3º andar, em São Paulo. 

    O presidente do GTPS, Eduardo Bastos, explica que o evento contará com a presença de especialistas renomados na cadeia de valor da pecuária brasileira. Bastos ressalta ainda a importância do Workshop REDD+. “Os participantes terão conhecimento sobre o panorama do REDD+ no Brasil e quais os impactos dele para a sociedade em quatro painéis que debaterão sobre o tema. Disseminar e compartilhar as práticas sustentáveis na pecuária brasileira é nossa missão, e promover esse debate só enriquece cada vez mais a pecuária brasileira”, explica. 

    Inscrições, que estão limitadas, podem ser realizadas pelo e-mail secretariado@pecuariasustentavel.net.

    Sobre REDD+

    O REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) é um conjunto de incentivos econômicos, com o fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação florestal. O conceito parte da ideia de incluir na contabilidade das emissões de gases de efeito estufa aquelas que são evitadas pela redução do desmatamento e a degradação florestal. A 13ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP-13) incluiu na sua definição também atividades de conservação, manejo sustentável das florestas e aumento de seus estoques em países em desenvolvimento. Estes componentes deram origem ao REDD+ ou REDD plus. Durante o workshop a CIEF quer discutir como fazer desses incentivos econômicos uma ferramenta para a transição da pecuária para um patamar mais sustentável. Essa discussão está diretamente ligada ao princípio da Melhoria Contínua preconizado pelo GTPS.

     Sobre o GTPS

    Criado no final de 2007 e formalmente constituído em junho de 2009, o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) é formado por representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia de valor da pecuária bovina no Brasil, entre eles indústrias, organizações do setor, produtores e associações, varejistas, fornecedores de insumos, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. O objetivo do GT é debater e formular, de maneira transparente, princípios, práticas e padrões comuns a serem adotados pelo setor, que contribuam para o desenvolvimento de uma pecuária sustentável, socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável. Em 2014, o grupo recebeu o Certificado de Excelência em Sustentabilidade na categoria Governança Corporativa, entregue pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF) em reconhecimento ao processo claro e transparente de tomada de decisões e demonstração de resultados do GTPS. Mais informações sobre o GTPS estão disponíveis no site www.pecuariasustentavel.org.br. Acompanhe também pelo twitter, em @gtps_brasil, e pelo Facebook, em www.facebook.com/gtpsbrasil.

    prog

    A Comissão de Incentivos Econômicos e Financeiros do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável promoverá um Workshop sobre REDD+ no dia 10 de junho, em São Paulo. O evento será realizado no auditório do Banco do Brasil, localizado na Avenida Paulista, 2.300 - 3° andar - Bela Vista - SP. 

    Veja a programação do evento:

    08h30 - Abertura 

    09h00 - Painel 1: Histórico e Panorama do REDD+ no Brasil

    Apresentações: Mariano Cenamo – IDESAM e Marina Piatto – IMAFLORA

    Debate

    11h00 - Painel 2: Arcabouço Legal Necessário

    Apresentações: Laurent Micol – ICV e WRI / Pangea (A confirmar)

    Debate

    12h30 - Almoço 

    14h00 - Painel 3: Cases e Lições aprendidas

    Apresentações: Márcio Rangel – IIS e Mariama Vendramini – Biofílica

    - Rodrigo Freire – TNC

    16h00 - Painel 4: Discussões e Encaminhamentos

    Debatedores: André Bartocci – Produtor rural, Christopher Wells – Santander, Daniela Teston – JBS, Francisco Beduschi – Coordenador CIEF, Maurício Moura Costa – BVRio e Walmart (A confirmar)

    Vagas limitadas!

    Favor confirmar presença pelo e-mail: secretariado@pecuariasustentavel.net

     


  • Cade autoriza aquisição da Nufarm pela Sumitomo Chemical

  • Negócio foi aprovado sem ressalvas; nova companhia terá foco em pesquisa e desenvolvimento, novas moléculas e produtos pós-patentes de alta qualidade.

    + leia mais
  • Safra 2019/20 de soja tem crescimento na área 2,6%

  • De acordo com o levantamento da Conab, a safra 2019/20 de soja tem crescimento na área 2,6% maior que na última temporada.

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites