• Meio-Ambiente
  • Governo do Paraná decreta situação de emergência hídrica por 90 dias

    17/08/2021
    O governo do Paraná decretou situação de emergência hídrica em todo o estado devido à estiagem. A medida, assinada pelo governador Ratinho Junior (PSD), vale por 90 dias.

    O decreto autoriza a adoção de medidas para garantir o abastecimento público pelas empresas de saneamento, como o rodízio de água, priorizando o uso dos recursos hídricos para o consumo. O Instituto Água e Terra (IAT) poderá restringir a vazão outorgada para outras atividades, como a agricultura, para normalizar as captações.

    A Secretaria de Agricultura deverá implementar medidas de apoio aos agricultores para melhorar a eficiência no uso da água nas atividades agropecuárias e orientar os agricultores para o cumprimento da restrição de captação hídrica, conforme determinações do decreto, informou nota do governo. A pesca está proibida em toda a Bacia Hidrográfica do Rio das Cinzas.

    Eduardo Alvim,l diretor-presidente do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), disse que as anomalias nas precipitações atingem todas as regiões do Paraná, com casos extremos de estiagem em partes do Oeste, do Sudoeste e do Centro até o Norte Pioneiro.

    “Tivemos períodos muito ruins em meados do ano passado, com o inverno e a primavera com precipitação muito baixa. Isso vem se acumulando há pelo menos dois anos, com chuvas abaixo do normal”, pontou Alvim.

    “Cumulativamente, essa condição vai depreciando as reservas naturais de água no solo, com reflexo na disponibilidade hídrica nos rios, reservatórios e poços de abastecimento. Quando essa situação se perdura há muito tempo, acaba exigindo a adoção de medidas extraordinárias para priorizar o uso dos recursos hídricos."

    Por: MilkPoint com curadoria Boi a Pasto.

     



  • Falta de assistência técnica é gargalo para atingir metas de metano e carbono

  • Firmados na COP26, pactos para diminuir emissão de gases de efeito estufa estão distantes de produtores que carecem de extensão rural pública

    + leia mais
  • Aumento de 35% na probabilidade de prenhez e 30% mais peso nos bezerros desmamados

  • Esses números são possíveis com o uso da suplementação alimentar específica para vacas durante o período reprodutivo

    + leia mais


  • Criação de sites