• Entrevista
  • Fórum Virtual DATAGRO: Ministra Tereza Cristina diz que governo prepara medidas para o setor sucroenergético

    13/04/2020
    Aumento da CIDE para gasolina, retirada da incidência de PIS/Cofins sobre o etanol e apoio às usinas para estocagem estão em pauta.

    Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

    A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, disse, nesta segunda-feira (13), que o governo prepara o anúncio, ainda nesta semana, de medidas de apoio ao setor sucroenergético. Junto com o presidente da DATAGRO, Plinio Nastari, e da presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Teka Vendramini, a ministra participou nesta manhã do Fórum Virtual “A Resposta do Agro”, organizado pela DATAGRO em parceria com a Band News TV e o canal Terra Viva.

    De acordo com Tereza Cristina, entre as medidas em estudo estão o aumento da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) para gasolina, a retirada da incidência de PIS/Cofins sobre o etanol e também o apoio às usinas para estocagem de açúcar e etanol. 

    “Existe sim a preocupação do Mapa em relação ao setor sucroenergético. Não podemos deixar que esta crise acentuada de baixa demanda para o etanol traga prejuízos para a atividade. É nesta hora que a mão do Estado tem que se fazer presente”, ressaltou a ministra, acrescentando que se trata de um segmento fundamental para o País. 

    Tereza Cristina pontuou, ainda, que diante da pandemia da covid-19, vem negociando com o ministro Paulo Guedes (Economia), a antecipação do Plano Safra, que normalmente é anunciado em junho. Ademais, segundo a ministra não há problema de abastecimento e que o agronegócio brasileiro cumprirá sua missão de atender o mercado doméstico e honrar os contratos de exportações.

     

  • Agropecuária brasileira ajuda a salvar o planeta, reconhece a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima

  • A ILPF(integração lavoura-pecuária-floresta), a agricultura de precisão e a tecnologia baseada em ciência já levaram o Brasil ao ser um dos maiores exportadores globais de commodities.

    + leia mais
  • "O Reino de Agrus" se prepara para o futuro e intensifica a adoção de práticas sustentáveis e de bem-estar animal

  • Que ninguém duvide: em breve, a agronomia se casará com a ecologia. Não haverá vencedores. Haverá união", comenta o engenheiro agrônomo e doutor em Administração, integrante do FGVAgro, Prof. Xico Gra

    + leia mais


  • Criação de sites