• Notícias
  • Expoinel Nacional terá pela primeira vez uma etapa do Circuito ExpoCorte

    27/08/2015
    Evento será nos dias 24 e 25 de setembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba e mostra como produzir o boi 7.7.7

    Nos dias 24 e 25 a setembro, a cidade de Uberaba (MG) recebe pela primeira vez uma etapa do Circuito ExpoCorte, evento que percorre os principais polos de produção pecuária do País para difundir tecnologia e fomentar discussões sobre a cadeia produtiva da carne. O evento fará parte da programação da Expoinel Nacional, que ocorre de 17 a 27 de setembro, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

    A edição deste ano do Circuito ExpoCorte discutirá como conseguir o boi 7.7.7, parâmetro de produção que preconiza a busca por animais com 7@ na desmama, 7@ na recria, 7@ na engorda e terminação e abate com 21@ aos 24 meses. O conceito, desenvolvido por pesquisadores do Polo Regional da Alta Mogiana, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) de São Paulo, permite produzir mais e melhor em menos tempo (no sistema tradicional, são necessários, no mínimo, três anos que para o animal atinja 18@), podendo aumentar em até 30% os lucros do pecuarista.

    Em dois dias de workshop, palestras e discussões aprofundam as diversas etapas da vida do animal para obter o boi 7.7.7: ambiente produtivo, 7@ da vaca ao desmame, 7@ do desmame ao boi magro e 7@ do boi magro ao boi gordo. No último bloco do evento serão abordados temas como a importância e os resultados do uso de genética selecionada e melhorada da Raça Nelore, além das perspectivas e valorização da carne nelore frente ao consumidor, com o objetivo de apresentar iniciativas e experiências que estão sendo realizadas e que mostram que o Nelore é capaz de produzir uma carne diferenciada.

    Além do workshop, os participantes do Circuito ExpoCorte poderão conferir as novidades tecnológicas apresentadas por empresas de referência na pecuária que participam da feira de negócios que compõe o evento.

    “Ter um evento como o Circuito ExpoCorte é de extrema importância para uma exposição como a Expoinel. Estamos na 44ª edição, este é o maior evento de Nelore do Brasil, e Uberaba um centro de referência em termos de genética zebuína e ensino de ciências agrárias. A parceria entre ACNB, ABCZ e Verum trará um conteúdo completo, que tem sido sucesso nos principais centros pecuários do país. A expectativa é que o Circuito contribua para o aperfeiçoamento da pecuária regional e nacional, amplie a abrangência da Expoinel e leve ainda mais visitantes para Uberaba”, destaca o gerente executivo da ACNB, André Locateli.

    Para a diretora da Verum Eventos, que promove o Circuito ExpoCorte, a proposta é inovadora ao agregar conteúdo técnico a um evento do porte da Expoinel Nacional, aproximando cada vez mais a pecuária de produção e a pecuária de elite. “Com isso, conseguiremos atrair novos participantes para a Expoinel e oferecer discussões e aplicação de tecnologia a quem já tradicionalmente participa do evento”, afirma Carla.

    As inscrições para participar do Circuito ExpoCorte durante a Expoinel podem ser feitas pelo site www.circuitoexpocorte.com.br

    Expoinel Nacional

    A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), todos os anos, fecha o ano-calendário de exposições com a realização da Expoinel - evento que nos últimos anos se posicionou como o maior da raça Nelore no Brasil, de participação obrigatória para criadores e expositores que disputam o Ranking Nacional Nelore. A exposição é realizada sempre no mês de setembro, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

    A ACNB promove dez dias de exposição com aproximadamente mil animais da raça Nelore. Na programação estão os leilões oficiais da raça Nelore, julgamentos de animais Nelore, XI Expo Brahman (17 a 27 de setembro), 5ª Convenção Nacional das Associações de Nelore e como novidade, para esta edição, a exposição conta com a 17ª Exposição Nacional do Gir Leiteiro (17 a 27 de setembro) e com o Circuito Expocorte - etapa de Uberaba (24 e 25 de setembro).

    Mais informações www.nelore.org.br  e www.facebook.com/neloredobrasiloficia l

     Sobre o Circuito ExpoCorte

    Além da etapa em Uberaba no mês de setembro, o Circuito ExpoCorte 2015 já foi realizado em Cuiabá (MT) no mês de março com a participação de 1.100 pessoas (90% pecuaristas) e em Campo Grande (MS) em julho, com 1.420 participantes (85% pecuaristas). As próximas etapas serão em Araguaína (TO) nos dias 29 e 30 de outubro, finalizando com Ji-Paraná (RO), em 25 e 26 de novembro.

    Mais informações www.circuitoexpocorte.com.br  e www.facebook.com/verumeventos

     Fonte: ACNB/Circuito ExpoCorte

    O portal Boi a Pasto é mídia partner do Cricuito ExpoCorte 2015



  • IICA e Fundo Verde do Clima fecham parceria de US$ 100 milhões para projetos de redução das emissões de metano nas Américas

  • Para secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, iniciativa pode ajudar países a cumprirem meta de diminuir as emissões de metano na pecuária

    + leia mais
  • Lei de pagamento por serviços ambientais é incentivo para cuidar do pasto

  • Pesquisadores da Embrapa destacaram a ligação entre das boas práticas de manejo do pasto e a nova lei de pagamento por serviços ambientais

    + leia mais


  • Criação de sites