• Sustentabilidade
  • Empresa aposta no manejo florestal sustentável para a conservação do solo

    20/04/2021
    Dia Nacional da Conservação do Solo reforça importância das boas práticas para o melhoramento deste recurso natural.

    Celebrado na semana passada (15), o Dia Nacional da Conservação do Solo evocava a necessidade da preservação deste recurso natural. E as florestas plantadas, como as de eucalipto, assumem um importante papel nisso. Na Bahia e em São Paulo, por exemplo, ações desenvolvidas pela Bracell visam ao manejo florestal sustentável como forma de melhorar o uso do solo, fazendo com que ele permaneça preservado e rico em nutrientes.

    João Fernando Silva, gerente de Silvicultura da Bracell, informa algumas destas ações, que têm início já na produção de mudas, obtidas a partir de materiais genéticos oriundos de árvores matrizes selecionadas e melhoradas. A empresa realiza também o planejamento de implantação – com a definição do uso do solo, objetivando maximizar o campo de plantio e delimitar as áreas de proteção ambiental.

    Ainda de acordo com João, o preparo de solo é realizado de forma mecanizada e apenas a linha de plantio é preparada (subsolada) – uma técnica chamada de cultivo mínimo. Além disso, a empresa adota o plantio em nível para as áreas com declividade, o que favorece a manutenção da umidade e dos nutrientes no solo, mitigando o risco de erosão e lixiviação.

    “Outro ponto importante é em relação à conservação química do solo. Para isso, sempre fazemos aporte de nutrientes, por meio de nutrição mineral. Este trabalho de conservação e melhoramento ocorre a partir de uma análise complexa e detalhada realizada pelo nosso setor de pesquisa, antes de fazer um novo plantio de eucalipto. Desta forma, garantimos os nutrientes necessários para nunca exaurir o solo”, ressalta João, informado que “a Bracell consegue melhorar, em algumas áreas, a qualidade do solo, deixando-o mais rico do que a média da região”.

    Ele destaca ainda o processo de colheita do eucalipto, com o planejamento de corte e baldeio, como medida complementar de proteção do solo. Isso porque, nessa última etapa, são deixados no campo as cascas, galhos e folhas para manter a fertilidade e a estruturação física do solo. “O sistema de corte da Bracell, junto com a técnica de cultivo mínimo, permite que os resíduos deixados no campo protejam o solo de chuva muito forte que pode desagregar, causar erosão, além de fazer uma camada de sombra, evitando que o sol intenso desgaste a terra e mantendo a umidade”, afirma.

    Marcos Sacco, gerente sênior de Operações Florestais da Bracell, pontua que os solos cultivados com eucalipto aumentam sua biodiversidade e fertilidade, sobretudo em áreas cujo histórico consiste em pastagem degradada e/ou pecuária intensiva. “As técnicas empregadas nos plantios de eucalipto, inclusive na pós-colheita, ajudam a preservar as propriedades do solo, contribuindo, inclusive, para a manutenção dos recursos hídricos – essenciais à qualidade e produtividade das propriedades”, afirma.

    O executivo acrescenta que toda a atividade da Bracell é baseada em conhecimento científico, por meio de intensas pesquisas, inclusive envolvendo universidades nacionais e internacionais. “Todo este conhecimento é aplicado às atividades florestais e compartilhado entre as diversas empresas produtoras”, conclui.

    Websérie

    Para mostrar os benefícios das florestas plantadas, a Bracell produziu uma websérie apresentando o universo do cultivo de eucalipto e da produção de celulose, por meio de uma linguagem didática e acessível a todos os públicos. Um dos temas abordados foi a “Eucalipto e Solo”. Na animação, disponível nas redes sociais da Bracell (FabebookInstagramLinkedIn e canal no YouTube), são apresentadas as características do manejo florestal realizado pela empresa, que possibilita que o solo das florestas plantadas de eucalipto continue fértil e preservado.

    Além deste vídeo, os internautas podem assistir à animação “Eucalipto, tocos e brotos”, que aborda a importância das cepas de eucalipto que ficam no solo após a colheita, possibilitando que as florestas plantadas tenham várias rotações produtivas. Mostra ainda como essa prática torna a atividade florestal sustentável e benéfica para o meio ambiente.

    Bracell

    A empresa é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

    Fonte: Portal do Agro com Curadoria Boi a Pasto 



  • CAP disponibiliza curso gratuito de proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração

  • CAP disponibiliza curso gratuito de proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração

    + leia mais
  • Starrett troca plástico por papelão nas embalagens de Serra Manual e eliminará o consumo de 7,9 toneladas do material ao ano

  • Substituição reduzirá ainda em 25% as emissões de CO2; Objetivo da empresa é que todas as suas embalagens sejam sustentáveis

    + leia mais
  • IICA e Fundo Verde do Clima fecham parceria de US$ 100 milhões para projetos de redução das emissões de metano nas Américas

  • Para secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, iniciativa pode ajudar países a cumprirem meta de diminuir as emissões de metano na pecuária

    + leia mais
  • Lei de pagamento por serviços ambientais é incentivo para cuidar do pasto

  • Pesquisadores da Embrapa destacaram a ligação entre das boas práticas de manejo do pasto e a nova lei de pagamento por serviços ambientais

    + leia mais


  • Criação de sites