• Conjuntura
  • É hora de comprar fertilizantes para reformar o pasto

    28/08/2014
    O segundo semestre é o período para programar e, a partir da temporada das chuvas, executar a reforma ou recuperação do pasto.

    *Alex Santos Lopes da Silva

    E para quem ainda não finalizou as compras dos insumos, esperar um pouco mais para adquirir fertilizantes não deverá ser um “bom negócio”.

    A ureia e o super fosfato simples estão nas menores cotações do ano, depois de desvalorizações sucessivas. Em agosto, porém, o mercado parou de cair. As entregas em julho, ao consumidor final, aumentaram 20,9% e a tendência é que cresçam mais.

    Foram vendidos 3,52 milhões de toneladas no último mês (ANDA), aumento de 8,6% em relação ao mesmo período de 2013. É o maior volume já registrado em julho.

    E o movimento deverá continuar assim. Portanto, a possibilidade de alta existe. Veja na figura 2 como normalmente as vendas crescem nos próximos meses.

    Os preços no mercado interno contrariam o mercado internacional, onde as cotações estão em queda em função do aumento de produção e redução da demanda, já que o período de vendas passou.

    Na reforma de pastagem, a adubação representa, depois das operações mecanizadas, a maior parcela do custo total, com participação próxima dos 30,0%, considerando o plantio e a cobertura.

    Veja na tabela 1 o preço de alguns dos principais fertilizantes utilizados nas pastagens.

    Portanto, é bom se programar. O momento é bom.

    Resta agora esperar que as chuvas comecem na época certa e dê tempo de aproveitar também a contenção nos preços dos combustíveis que o governo impõe para conter artificialmente a inflação.

    *Alex Santos Lopes da Silva é zootecnista e consultor da Scot Consultoria

    Fonte: Scot Consultoria – Carta Insumos ed. 95



  • Rendimento do gado criado a pasto melhora com suplementação, mesmo no período das águas

  • Entramos no período das águas, estação em que os ‘olhos’ dos pecuaristas e produtores em geral se enchem de alegria diante da fartura dos pastos nas fazendas Brasil afora.

    + leia mais


  • Criação de sites