• Notícias
  • Caminho do Boi mostra na Agrishow importância da integração da cadeia produtiva da carne

    28/04/2015
    Iniciativa convida os visitantes a percorrer o trajeto da fazenda até a mesa do consumidor, de forma interativa e didática.

    “Você já se colocou no lugar do seu boi?”. É este o convite a quem quiser percorrer o “Caminho do Boi” na Agrishow, iniciativa que reúne todos os elos da cadeia produtiva da carne bovina para mostrar como a integração, o respeito ao bem-estar animal e a aplicação de tecnologias se refletem na qualidade da carne que chega à mesa do consumidor. É a primeira vez que o projeto é realizado na Agrishow e conta com o apoio da BTS Informa, realizadora da feira.

    De forma didática e interativa, os visitantes da feira podem simular o caminho realizado pelo boi de corte, desde a fazenda até a mesa do consumidor, passando por importantes etapas do processo, como nutrição, curral de manejo, controle e gestão, sanidade, transporte e frigorífico. O convite do projeto é para que pecuaristas, vaqueiros, técnicos e outros profissionais da cadeia da carne se coloquem no lugar do boi para enxergar o processo de um ponto de vista diferente.

    O objetivo do “Caminho do Boi” é apresentar, na prática, a importância da integração dos elos da cadeia da carne e chamar a atenção do pecuarista para os impactos da produção na qualidade do produto que entrega ao frigorífico e, consequentemente, ao consumidor, o que se reflete diretamente na rentabilidade do seu negócio. O projeto foi inspirado nos estudos da professora e pesquisadora Temple Grandin, da Universidade do Estado do Colorado (EUA), uma das maiores referências em bem-estar animal do mundo e tem a curadoria técnica de conteúdo do Prof. Mateus Paranhos, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal – ETCO, da Unesp (Jaboticabal/SP).

    O “Caminho do Boi” na Agrishow é um projeto da Beckhauser, empresa que oferece soluções em contenção e controle para manejo racional e produtivo do gado, com realização da Verum Eventos, que promove o Circuito ExpoCorte, evento itinerante que percorre alguns dos principais polos de produção pecuária no Brasil para levar informação e tecnologia aos produtores. A primeira edição do Caminho do Boi foi montada na Feicorte 2011, em São Paulo.

    Participam desta edição do “Caminho do Boi na Agrishow as empresas: Allflex (identificação animal), ANCP - Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (genética), Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Senepol (qualidade da carne), Beckhauser (troncos e balanças), Casale (implementos), CRV Lagoa (genética), Minerva Foods (indústria), Multibovinos (software de gestão), Nutron (nutrição), Philbro Animal Health (saúde e nutrição), Vilaços Carrocerias (transporte), WM Borrachas (pisos antiestresse) e Zoetis (sanidade). Para mostrar a importância do associativismo, participam ainda as entidades: Aprova – Associação dos Produtores do Vale do Araguaia, SRB - Sociedade Rural Brasileira, Abiec – Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne, Maria Macia (cooperativa de produtores paranaenses para a produção de carnes especiais), Associação Sul Matogrossense de Produtores Novilho Precoce, Grupo ETCO e Rede de Fomento Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), capitaneada pela Embrapa. Quem passar pelo Caminho do Boi será convidado também a visitar a estação de ILPF da Embrapa na Agrishow.

     Novidades tecnológicas

    Cada etapa do trajeto traz dados e informações para instigar a reflexão dos visitantes, além de novidades tecnológicas focadas no aumento da produtividade apresentadas pelos parceiros do projeto. Algumas dessas novidades serão apresentadas em primeira mão na Agrishow, tais como:

    - Vagão forrageiro - primeiro distribuidor de ração a pasto no mundo exclusivo para alimentar gado a pasto ou em sistema de semiconfinamento (Casale)

    - Curral móvel focado para projetos de ILPF, tronco de contenção automatizado e nova balança com energia solar (Beckhauser)

    - Sistema de gestão que integra dados da fazenda (MultiBovinos)

    - Carreta de dois andares com elevador desenvolvida para atender a demanda de fluxo e aproveitamento de carga, porém respeitando os princípios do bem-estar animal (Vilaços)

    - Animação para apresentar conceito do Boi 7.7.7 – animais com 7@ na desmama, 7@ na recria, 7@ na engorda e terminação e abate com 21@ aos 24 meses (Philbro)

    - Simulação da castração por diversos métodos (Zoetis)

    Palestras com os temas do Caminho do Boi

    O espaço do Caminho do Boi conta ainda com um mini auditório com uma programação de palestras curtas durante todos os dias do evento, abordando temas diversos relacionados ao caminho do boi e da carne, permitindo que o visitante aprofunde o que viu na prática.

    Palestras

    ·         Beckhauser: Manejo Racional no curral / Renato dos Santos (médico veterinário – Beckhauser)

    ·         Zoetis: A tecnologia da imunocastração e o manejo adequado na aplicação de medicamentos a favor do bem-estar animal e qualidade da carne / Robson Stellato e Antônio Paulo Pinto (médicos veterinários – Zoetis)

    ·         Philbro: 21@ em 24 meses - conheça o boi 7-7-7 / Eduardo Santos (zootecnista Philbro)

    ·         Casale: Quem não ganha dentro da porteira, não ganha fora - a importância da entrega nos processos produtivos / Eugênio do Val (publicitário e pecuarista - Casale)

    ·         Allflex: Identificação eletrônica de bovinos / Welton Oliveira (zootecnista - Allflex)

    ·         Multibovinos: Gestão de informações e coleta de dados de rebanho bovinos / Renato Pavan Anderlini (médico veterinário - MultiBovinos)

    ·         SRB - Sociedade Rural Brasileira: Pecuária 2025 - Perspectivas e Desafios / Francisco Vila (diretor SRB)

    ·         Novilho Precoce MS: Pecuária de resultados / Klauss Machareth de Souza (médico veterinário e diretor da Novilho Precoce MS)

    ·         ANCP: Reprodução programada e DEP Genômica / Luis Gustavo G. Figueiredo (zootecnista e pesquisador ANCP)

    ·         Minerva: @ + lucrativa / Marina Dal Coleto (zootecnista - Minerva Foods)

     



  • Planejamento e semente de qualidade são critérios para pasto bem formado

  • O planejamento é um processo fundamental para quem pretende formar, reformar ou recuperar uma pastagem. Existem vários passos que são necessários para que o produtor tenha sucesso nesta empreitada.

    + leia mais
  • Estratégias de suplementação na entressafra

  • Qual melhor caminho a seguir em momentos de mudanças?

    + leia mais
  • Uma nova revolução

  • Eficiência alimentar passa a ser grande preocupação dos principais selecionadores de bovinos do País. A característica promete conferir maior competitividade à produção de carne vermelha.

    + leia mais
  • Genética no tempo, sem artificialismos

  • Respeitando a fixação de características no rebanho ao longo do tempo sem quaisquer maquiagens nas informações observadas e coletadas no campo.

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (4)



  • gordon
  • ASz0vH http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

    Postado: 31/01/2017 16:51:00

  • matt
  • tCyiKW http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

    Postado: 29/01/2017 14:54:00

  • chaba
  • T4qCEw http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

    Postado: 29/01/2017 14:49:00

  • Barnypok
  • CqVZ9U http://www.FyLitCl7Pf7ojQdDUOLQOuaxTXbj5iNG.com

    Postado: 04/01/2017 16:33:00

    Criação de sites