• Notícias
  • Brasil precisa de uma boa estratégia de marketing para o agronegócio, aponta Tejon

    06/07/2016
    Apesar dos tabus com relação ao agronegócio aos poucos estar sendo quebrado, o mesmo ainda precisa de uma boa estratégia de marketing, não apenas para sua divulgação perante a sociedade, mas também para mostrar ao produtor o que ele pode fazer.

     A afirmação é do publicitário e jornalista José Luiz Tejon. Na visão do especialista, tanto o Brasil quanto Mato Grosso deixam no “chinelo” os demais países quando o assunto é “conseguir produzir em áreas que alegam ser improdutivas”.

    Com especialização em Harvard, Pace University, MIT e Insead (na França), José Luiz Tejon foi um dos palestrantes do primeiro dia do Fórum das Cadeias Produtivas, durante a 52ª Expoagro, em Cuiabá, no último dia 04 de julho. O tema central de sua palestra foi “Agronegócio. O que eu tenho a ver com isso?”. 

    Utilizando de toda sua experiência, Tejon destacou que por mais que o agronegócio seja um case de sucesso no Brasil, ainda é preciso trabalhar com mais profissionalismo a questão de imagem do setor. Segundo ele, falta no país alguém que faça isso. "Talvez o atual ministro da Agricultura, o Blairo Maggi, possa ser o grande articulador desse marketing que falta para o agronegócio. Não é só a conscientização e informação ao consumidor que precisamos levar, mas também ao produtor”.

    A prova de que o Brasil é um case de sucesso é visto por meio da transformação pela qual o país passou, destacou Tejon. Em 1966 não havia nada no Centro-Oeste e o Brasil, conforme o especialista, tinha um faturamento de US$ 3 bilhões apenas com exportações, sendo o café a sua principal commoditie. “Hoje, o Brasil é o quarto maior exportador do Mundo. Enquanto a China tem medo de faltar comida, o Brasil não possui”.

    O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), salienta Tejon, é a grande jogada do Brasil, pois é um sistema que obriga o produtor a ser um melhor gestor e possibilita se ter mais de uma cultura/atividade ao mesmo tempo. “É algo genial e que precisa ser difundido. Mais uma vez, o Brasil precisa de uma boa estratégia de marketing para o seu agronegócio. O iLPF precisa ser divulgado”, ressaltou.

    Antes da porteira

    O agronegócio, de acordo com Tejon, é o centro de cadeias produtivas, a começar na ciência, tecnologia, passando pelo campo até chegar ao consumidor final. “O agronegócio é um sistema com começo, meio e fim. A indústria de pesquisa para agricultura é a segunda que mais fatura no país, ficando atrás apenas da indústria farmacêutica. Há um hall de múltiplas possibilidades de agronegócio”.

    Fonte: Agro Olhar / Foto: Karol Rocha/52ª Expoagro


     



  • Planejamento e semente de qualidade são critérios para pasto bem formado

  • O planejamento é um processo fundamental para quem pretende formar, reformar ou recuperar uma pastagem. Existem vários passos que são necessários para que o produtor tenha sucesso nesta empreitada.

    + leia mais
  • Estratégias de suplementação na entressafra

  • Qual melhor caminho a seguir em momentos de mudanças?

    + leia mais
  • Uma nova revolução

  • Eficiência alimentar passa a ser grande preocupação dos principais selecionadores de bovinos do País. A característica promete conferir maior competitividade à produção de carne vermelha.

    + leia mais
  • Genética no tempo, sem artificialismos

  • Respeitando a fixação de características no rebanho ao longo do tempo sem quaisquer maquiagens nas informações observadas e coletadas no campo.

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (4)



  • gordon
  • GFoEnT http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

    Postado: 31/01/2017 15:59:00

  • matt
  • GPyO5V http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

    Postado: 29/01/2017 13:49:00

  • chaba
  • gNqN9B http://www.y7YwKx7Pm6OnyJvolbcwrWdoEnRF29pb.com

    Postado: 29/01/2017 13:46:00

  • Barnypok
  • BZ4Sep http://www.FyLitCl7Pf7ojQdDUOLQOuaxTXbj5iNG.com

    Postado: 04/01/2017 01:32:00

    Criação de sites