• Nutrição
  • Bom planejamento nutricional de bezerros proporciona seu máximo desenvolvimento

    26/07/2016
    O preparo das vacas para cobertura e reprodução é uma etapa importante no manejo nutricional do animal, que deve começar já no nascimento. Um manejo nutricional correto e bem planejado irá assegurar seu crescimento saudável e irá contribuir para a produtividade e rentabilidade da fazenda

    O preparo das vacas para cobertura e reprodução é uma etapa importante no manejo nutricional do animal, que deve começar já no nascimento. Um manejo nutricional correto e bem planejado irá assegurar seu crescimento saudável e irá contribuir para a produtividade e rentabilidade da fazenda.

    O manejo do bezerro, desde seu nascimento, visa melhorar seu peso e a idade ao desmame, reduzir a idade ao primeiro parto, reduzir o intervalo entre partos e, aumentar o peso corporal de bezerros desmamados por hectare/ano, ao longo da vida produtiva. Para isso, é indicado um sistema de fornecimento de suplementos que vão do nascimento, passando pela desmama, cobertura e o parto, diferenciando as linhas para estação seca e chuvosa.

    E tudo começa ao nascimento, com aproximadamente 28 kg (7% do peso de suas mães), enquanto este animal é lactente, seguindo durante o crescimento até a desmama. Nesse período, o produtor deve fornecer ao animal um suplemento mineral proteico energético, específico para bezerros em amamentação em sistema de creep-feeding, tanto no período chuvoso quanto de seca, sendo fornecido do nascimento até aproximadamente 15 dias que antecedem à desmama.

    Nos 15 dias que antecedem a desmama, deve-se iniciar o fornecimento de um suplemento mineral proteico energético especifico para a desmama, ainda em sistema de creep-feeding, sendo que este deve continuar a ser fornecido aos animais até 30 dias pós desmama, com o objetivo de minimizar o estresse desencadeado pela desmama, favorecendo com que os animais continuem a ganhar peso em uma fase de vida que comumente acabam por perder peso e adoecer com facilidade. O objetivo é que a desmama seja realizada com peso médio entre machos e fêmeas próximo a 50% do peso adulto de suas mães. Comumente após a desmama, estes animais entrarão em um período do ano crítico, a seca, onde há uma diminuição dos valores nutricionais das forragens, o que contribui para uma diminuição da ingestão de matéria seca e consequentemente no desempenho dos animais. Desta forma, o produtor deve fornecer um suplemento especifico para este período do ano, que além de fornecer todos os minerais essenciais, forneçam fontes de proteína, para que haja uma melhor atividade da microbiota ruminal, favorecendo melhor consumo de alimento e evitando a perda de peso que comumente ocorre e que favorece o surgimento do conhecido “boi sanfona”.

    Com a chegada da estação chuvosa, espera-se que o animal, se fêmea, esteja com aproximadamente 70% do seu peso adulto, e desta forma encontre-se apto para a cobertura. É o momento de fornecer um suplemento específico para animais de cria, onde deve-se ter toda a atenção voltada não somente a quanto há de fósforo no suplemento, mas sim a todos os elementos minerais que constituem o produto, com atenção especial voltada aos microminerais, que são minerais extremamente importantes para que se consigam obter bons índices reprodutivos.

    Após o período gestacional, ocorre o parto. Durante a gestação é extremamente importante que se tenha todo o cuidado frente a nutrição dos animais, haja vista que está se refletirá no desenvolvimento fetal. Os microminerais serão importantes durante a gestação para a matriz, para que após o parto, seu colostro contenha bons níveis de anticorpos que aumentarão a sobrevida do bezerro enquanto este ainda não tem memória imunológica, ou seja, enquanto o seu organismo não consegue combater sozinho os microrganismos patogênicos.

    Programa Desempenho Máximo

    Todas essas orientações integram o Programa Desempenho Máximo, desenvolvido pelo Grupo Matsuda, como forma de utilizar corretamente os diversos produtos em diferentes épocas do ano, considerando o estágio de desenvolvimento do animal, se cria, recria ou engorda -- e ainda, se gado de corte ou leite, se à pasto ou confinado -- e para não perder a linha de progressão do crescimento e desenvolvimento do animal.  São as orientações técnicas desse programa que vão otimizar a utilização correta dos suplementos, com informações consolidadas em um mapa de comunicação visual, onde o produtor lê e identifica facilmente os produtos corretos a serem utilizados.

    A metodologia do Programa Desempenho Máximo é simples, criada exatamente para facilitar o manejo nutricional na fazenda, por meio de todo um processo de informações visuais. São banners, disponibilizados para os produtores, com a indicação dos produtos a serem utilizados de acordo com a curva de crescimento e época do ano. Para a produção de carne a pasto, por exemplo, são considerados 29 meses de criação, desde o nascimento até o abate. Para vacas produtoras de leite, também a pasto, é demonstrado todo o processo de criação, desde o nascimento, passando pela desmama, cobertura, parto, nova cobertura e novo parto. Há banners também para o manejo nutricional de bezerros, de gado de corte confinado e de criação intensiva de gado leite.

    O Programa Desempenho Máximo, se usado corretamente, também permitirá ao produtor antecipar a compra dos produtos indicados, com a devida antecedência, eliminando a preocupação com a faltas de produto em estoque. Ainda, os responsáveis pelo fornecimento dos produtos, poderão identificar em cada momento da produção, conforme a idade e a época do ano, quais são os produtos que serão utilizados.

    Fonte: Redação Boi a Pasto



  • Cade autoriza aquisição da Nufarm pela Sumitomo Chemical

  • Negócio foi aprovado sem ressalvas; nova companhia terá foco em pesquisa e desenvolvimento, novas moléculas e produtos pós-patentes de alta qualidade.

    + leia mais
  • Safra 2019/20 de soja tem crescimento na área 2,6%

  • De acordo com o levantamento da Conab, a safra 2019/20 de soja tem crescimento na área 2,6% maior que na última temporada.

    + leia mais


  • Escreva um comentário



  • *

    *
    *





  • Comentários (0)



  • Criação de sites