• Notícias
  • Beef Week, uma semana dedicada à carne bovina em São Paulo

    30/05/2016
    Lojas de carne e restaurantes da capital terão pratos, kits e ações especiais de 14 a 19 de junho

    De 14 a 19 de junho, a cidade de São Paulo sedia a Beef Week, movimento de coordenação de cadeia produtiva da carne que nasceu com a finalidade de aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade de carne bovina brasileira.

    Algumas lojas de carne e restaurantes terão cortes, kits e pratos especiais, além de informações para que o consumidor possa ampliar seus conhecimentos sobre a importância econômica da carne no Brasil, o quanto a produção é sustentável, que se trata de um alimento seguro e saudável, além de dicas e orientações de preparo, conservação e consumo. A realização da Beef Week é da Verum Eventos, empresa com grande expertise na realização de eventos de pecuária no Brasil.

    “Queremos com a Beef Week reforçar a ideia de que a carne é sempre motivo de celebração, que é um produto saudável, seguro e que as pessoas se reúnem para comer carne em um contexto de alegria com a família e amigos. A ideia da Beef Week é também fornecer informações objetivas e confiáveis sobre esse produto tão importante no Brasil para que o consumidor reconheça todo o trabalho de qualidade que vem sendo feito no campo”, explica a coordenadora da Beef Week, Carolina Barretto, profissional com mais de 12 anos de experiência na indústria da carne no Brasil e na América do Sul e que sempre trabalhou pela comunicação entre os diversos elos da cadeia produtiva.

    A Beef Week ocorre paralelamente à InterCorte, o mais consistente evento que reúne os principais elos da cadeia produtiva da carne, especialmente pecuaristas, na Bienal do Ibirapuera, nos dias 16 e 17 de junho. Enquanto o setor produtivo se reúne para discutir melhorias, o consumidor é convidado a conhecer mais sobre a produção de carne e degustar o resultado na mesa desse trabalho no campo. Haverá também um espaço da Beef Week na Bienal, onde as lojas oferecerão ao público seus produtos, o Empório Beef Week.

    Outra atração da Beef Week na Bienal será o ShowCorte, iniciativa inédita focada na demonstração, ao vivo, dos diferentes cortes de carne, dos mais clássicos aos mais inusitados, e seus diferentes modos de preparo e aproveitamento, em intervalos da programação de palestras e debates. Mais do que um show gastronômico, o projeto é uma integração entre a importância da produção pecuária adequada com foco na produção de carnes de qualidade. Haverá participação de chefs, açougueiros e zootecnistas conceituados, demonstração de carnes das raças de gado e palestras focadas em tecnologia.

    Quem quiser uma experiência mais completa pode na Bienal percorrer o Caminho do Boi, projeto que convida o público a se colocar no lugar do animal e conhecer por dentro a importância da cadeia produtiva da carne brasileira. Será possível fazer o trajeto do pasto ao prato, através de estações interativas. O Caminho mostra importantes etapas do processo, como genética, nutrição, infraestrutura, manejo, sanidade, reprodução, sustentabilidade, sistemas de produção, bem-estar, gestão, transporte, indústria e mercado da carne. Com essa nova perspectiva oferecida pelo Caminho do Boi, o pecuarista pode ampliar a sua percepção em relação ao que é necessário para melhorar a qualidade da carne que ele produz e o consumidor consegue captar os cuidados e a excelência do setor produtivo para que chegue até a sua mesa um produto saboroso, seguro e saudável.

    “A Beef Week se apresenta como um manifesto em favor da carne bovina que ajuda a melhorar a visão que se tem a respeito tanto por quem produz como por quem consome, integrando os diversos elos da cadeia produtiva. Esse manifesto é  o movimento #somosdacarne”, ressalta Carolina.

    Foi realizada uma edição da Beef Week em Cuiabá (MT) no mês de março e haverá uma edição em julho, na cidade de Campo Grande (MS).

     Participantes e atrações

    Está confirmada a participação das lojas Talho Carnes, The Butcher, Carnes Del Sur e Villa Beef, e dos restaurantes Micaela, BOS BBQ, Varanda Grill e Barbacoa.

    As lojas participantes da Beef Week oferecerão cortes de carne, kits com produtos de parceiros como acompanhamentos, sempre reforçando a identidade do estabelecimento e informações diferenciadas para que o consumidor possa ter uma nova experiência com a carne.

    As lojas contarão ainda durante a Beef Week com a curadoria de Daniel Lee,grande entusiasta no mundo das carnes. Empresário nascido em São Paulo, Lee se especializou em carnes, processo de maturação a seco (Dry Aged) e em defumação (Smoked BBQ) nos Estados Unidos. “O evento Beef Week é pioneiro e faz a ponte, interliga toda área de produção de carne de qualidade no Brasil com as necessidades dos consumidores mais exigentes do mercado”, declara Lee.

    Cada loja contará ainda com uma receita desenvolvida exclusivamente para o seu estabelecimento pelos chefs Manoela Lebrón e Igor Martins, do Marinada, empresa de cozinha prática, consultoria e serviços gastronômicos. 

     Lançamento com Jantar Pantaneiro

    No dia 14 de junho a Beef Week inicia a todo vapor com um Jantar Pantaneiro no Restaurante Micaela (Rua José Maria Lisboa, 228), com menu especial concebido a quatro mãos, com a participação do chef da casa, Fábio Vieira e do chef sul-matogressense Paulo Machado, do Instituto Paulo Machado. “Nós nos inspiramos na tradição pantaneira para compor esse cardápio e assim trazer para os paulistanos um pouco da cultura dessa região através de sua gastronomia tão rica e que faz parte do conceito da Beef Week”, explica Fábio Vieira.

     Lojas Beef Week

     Talho Carnes

    Os sócios Leonardo Teixeira e Sergio Fonseca inauguraram em outubro de 2013 a Talho Carnes, que significa açougue em Portugal (referencia a origem das famílias dos empresários). Juntos idealizaram um lugar que fosse além de um açougue para oferecer ao cliente produtos e serviços que tornassem as refeições mais especiais, saborosas, saudáveis e variadas junto com uma experiência de compra simples, num ambiente acolhedor e com toda comodidade.

    Além da contratação de equipe especializada, cuidaram de todo o processo, desde de a escolha dos fornecedores, com produtos frescos e de origem, passando pelo transporte, cortes, embalagem, serviço e entrega.

    Av. Diógenes Ribeiro de Lima, 2314 – Alto de Pinheiros / Tel.: (11) 3021-0250

    www.talhocarnes.com.br

     The Butcher

    Mexer com os paladares e os próprios hábitos ligados ao consumo de carne foi o desafio dos empresários Caio Bortman, Dennis Perlman e Leon Isfahani com a abertura do The Butcher, em Pinheiros. Com seleção exclusiva de carnes e cortes especiais, açougue Premium aposta em curadoria de ingredientes com atendimento personalizado, preço justo, em ambiente moderno e aconchegante.

    “O nosso maior desafio é trazer os consumidores de mercados do modelo tradicional para as lojas especializadas em carne de qualidade. Acredito que a Beef Week vem para cumprir esse papel de atrair o público exigente até quem oferece carne e pratos de qualidade”, afirma Leon Isfahani.

    Rua Ferreira de Araújo, 330 - Pinheiros - Tel.: (11) 3032-5053

    www.thebutcher.com.br

     Carnes Del Sur

    Com uma história de mais de 50 anos trabalhando na importação e exportação de carnes e no varejo com as antigas "Mignon Carnes e Frios Ltda", nas ruas Oscar freire e Mario Ferraz, em São Paulo, a nova geração da Família Larriera volta ao mercado do varejo com a Carnes Del Sur. A loja em Alphaville, conduzida pelos irmãos Juan, Federico e Pedro, oferece produtos de alta qualidade importados e nacionais padrão exportação.

    Av. Yojiro Takaoka, 4384, Alphaville. Lojas 01 e 02. Tel. (11) 4153-3207

    www.carnesdelsur.com.br

     Villa Beef

    Loja em Ribeirão Preto que trabalha com produtos com garantia de origem e fornecimento exclusivo da Beef & Veal, empresa responsável pelo controle e produção dos animais. O padrão animal é controlado (novilhas britânicas), assim como o processo produtivo, a nutrição, o gerenciamento e o processamento industrial. A Villa Beef é pioneira no conceito de Beef Experience, termo utilizado pela casa para designar uma prazerosa experiência gastronômica com carne bovina.

    Av. Portugal, 1148, Jd. São Luiz, Ribeirão Preto-SP Tel.: (16) 3623-4321

    www.villabeef.com.br

     Restaurantes

     Micaela

    O restaurante Micaela traz pratos típicos da gastronomia brasileira feitos com elementos espanhóis. Criado pelo chef Fábio Viera, o cardápio usa as cultuadas técnicas da cozinha catalã com vegetais e carnes só encontrados no Brasil.

    Rua José Maria Lisboa, 228 – Jardins - Tel. (11) 3473-6849

    http://www.restaurantemicaela.com.br/

     BOS BBQ

    O BOS BBQ – Texas Style Barbecue é o único restaurante de churrasco texano do Brasil. Inspirado nas Barbecue Houses americanas, onde o cliente faz o pedido no balcão e o recebe na mesa, os pratos do BOS BBQ são preparados no Barbecue Pit, defumador americano à lenha com processo de cozimento lento e a baixas temperaturas, de 95 a 115 °C. O resultado é uma carne mais macia, suculenta e levemente amadeirada.

    Av. Pedroso de Morais, 1036 - Vila Madalena Tel.: (11) 3034-1371

    www.bosbbq.com

     Varanda Grill

    Reconhecido como a melhor steakhouse do Brasil e uma das melhores do mundo. Desde seu surgimento, em 1996, o Varanda tem como preceito trabalhar apenas com matérias-primas de alta qualidade, selecionada desde a origem. Para isto, além do conhecimento do proprietário Sylvio Lazzarini, um dos maiores especialistas em carnes do Brasil, o Varanda conta com uma equipe que conhece muito sobre o tema. O cardápio do Varanda oferece aos apreciadores de carnes cortes no estilo de três grandes escolas de churrasco – americana, argentina e brasileira.

    Varanda Jardins - Rua General Mena Barreto, 793 – Jd. Paulista – Tel. (11) 3887-8870

    http://www.varandagrill.com.br/

     Barbacoa

    Uma das mais reconhecidas churrascarias brasileiras, com unidades no Japão e na Itália. O Barbacoa é responsável pelo fornecimento de carne ao Brazilian Beef, projeto da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), em parceria com a Apex Brasil para divulgar a carne brasileira pelo mundo.

    Participam da Beef Week os restaurantes a la carte de São Paulo, localizados no Shopping Morumbi e no Shopping D&D.

    http://barbacoa.com.br/

    Templo da Carne Marcos Bassi

    Instalado no bairro do Bexiga desde 1979, o local é fruto da trajetória de vida de Marcos Bassi. Começou vendendo miúdos na rua, tornou-se grande empresário, ganhou o título de artesão e levou o TEMPLO DA CARNE – MARCOS BASSI a ser o restaurante de carnes mais conceituado do Brasil.

    Rua Treze de Maio, 668 – Bela Vista – Tel. (11) 3288-7045

    www.templodacarne.com.br

     Casa de Grelhados Marcos Bassi

    Dando continuidade ao legado de Marcos Bassi, foi inaugurado em 2009 a Casa de Grelhados Marcos Bassi no coração da Vila Olímpia. Com um conceito mais jovem e moderno, porém com todos os atributos que o sobrenome Bassi carrega, conta com produto padronizado, qualidade na matéria-prima e atendimento exemplar. Todos os todos os cortes são grelhados próximos da brasa, seguindo os ensinamentos do fundador.

    Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 501 – Vila Olímpia – Tel. (11) 4301-7277

    www.casadegrelhados.com.br

     Mais informações: www.beefweekbrasil.com.br

    Fonte: Attuale

    O Portal Boi a Pasto é mídia partner do Circuito InterCorte 23016



  • IICA e Fundo Verde do Clima fecham parceria de US$ 100 milhões para projetos de redução das emissões de metano nas Américas

  • Para secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, iniciativa pode ajudar países a cumprirem meta de diminuir as emissões de metano na pecuária

    + leia mais
  • Lei de pagamento por serviços ambientais é incentivo para cuidar do pasto

  • Pesquisadores da Embrapa destacaram a ligação entre das boas práticas de manejo do pasto e a nova lei de pagamento por serviços ambientais

    + leia mais


  • Criação de sites