• Notícias
  • Beef Week São Paulo aproxima consumidor de carne do setor produtivo e lança manifesto #SomosdaCarne

    27/06/2016
    Iniciativa teve a participação de diversos restaurantes e lojas de carne da capital que ofereceram pratos e kits especiais de carne bovina

    Uma semana em que a carne bovina esteve em evidência na cidade de São Paulo, seja com a cadeia produtiva se reunindo para discutir melhorias, seja com o consumidor sendo convidado a conhecer mais sobre esse setor e a saborear diferentes cortes e formas de preparo. Esta foi a primeira edição da Beef Week na capital, um movimento de coordenação de cadeia produtiva da carne bovina que tem como objetivo aumentar a percepção dos centros urbanos e dos consumidores em relação à qualidade e origem da carne bovina brasileira. De 14 a 19 de junho, restaurantes selecionados ofereceram cardápios especiais de carne bovina e lojas de carne comercializaram kits a preços promocionais. A iniciativa ocorreu simultaneamente à InterCorte - Exposição Tecnológica da Cadeia Produtiva da Carne, que reuniu mais de 3 mil pessoas na Bienal do Ibirapuera, onde diversas marcas de carne e utensílios estiveram presentes no Empório Beef Week.

    Participam da Beef Week São Paulo os restaurantes Micaela, BOS BBQ, Varanda Grill, Casa de Grelhados Marcos Bassi, Templo da Carne Marcos Bassi, Leôncio, Pobre Juan (Vila Olímpia, Higienópolis, Cidade Jardim e Alphaville) e Barbacoa (shoppings Morumbi e D&D), e as lojas Talho Carnes, The Butcher, Carnes Del Sur, Villa Beef, Varanda Gourmet, Empório No Ponto e TPSR Wangus Beef.

    “A Beef Week foi uma oportunidade de apresentar à cidade um setor um tanto quanto desconhecido, mas que é de extrema importância tanto para a economia do país quanto por oferecer um alimento muito apreciado. Todos os restaurantes e lojas participantes puderam entregar ao consumidor o manifesto #SomosdaCarne, um convite para que as pessoas conheçam e reconheçam como a pecuária é estruturada, sustentável, investe em tecnologia e é responsável por fazer chegar à mesa um alimento de qualidade, seguro e saboroso”, destaca a coordenadora da Beef Week, Carolina Barretto, profissional com mais de 12 anos de experiência na indústria da carne no Brasil e na América do Sul e que sempre trabalhou pela comunicação entre os diversos elos da cadeia produtiva.

    “Foi um prazer contribuir com um movimento em que a principal estrela é a carne bovina. O grupo Varanda não poderia ficar de fora deste evento maravilhoso. Sensacional celebrarmos juntos!”, declara Sylvio Lazzarini, proprietário do restaurante Varanda Grill e da loja Varanda Gourmet, que participaram da Beef Week.

    “O balanço foi muito positivo, gostamos e aprovamos a iniciativa da Beef Week e de participarmos do Empório na InterCorte. Depois do evento, várias pessoas já foram até a loja para conhecer e comprar nossos produtos, o que abriu o leque para novos clientes”, atesta Pedro Larriera, um dos sócios da loja Carnes Del Sur, em Alphaville, herdeiro da família com uma história de mais de 50 anos trabalhando na importação e exportação de carnes e no varejo com as antigas "Mignon Carnes e Frios Ltda", nas ruas Oscar freire e Mario Ferraz, em São Paulo.

    Também aprovou a iniciativa Marcelo Whately, proprietário da Villa Beef Carnes Especiais, que trabalha com produtos com garantia de origem, padrão animal, assim como o processo produtivo, a nutrição, o gerenciamento e o processamento industrial. A Villa Beef é pioneira no conceito de Beef Experience, termo utilizado pela casa para designar uma prazerosa experiência gastronômica com carne bovina. “A Vila Beef teve uma bela oportunidade de participar da Intercorte por meio da Beef Week e do Empório Beef Week em São Paulo. Mesmo estando em Ribeirão Preto, a semana da Beef Week nos forneceu mais uma forma de divulgar o nosso produto: a carne bovina. Já em São Paulo, na Intercorte, estávamos com um estande no Empório, uma nova atração da feira. Foi muito legal ficar frente a frente com novos clientes, principalmente porque todos estavam relacionados à pecuária de corte e fazem parte da produção de carne”, avalia Whately.

    Além da Villa Beef e Carnes Del Sur, participaram do Empório Beef Week na Bienal as marcas Queijo Cuesta Pardinho, Parrilla SA, Comercial Almeida (facas), Vinhética e TPSR Wangus Beef.

    Outra atração da Beef Week na InterCorte, na Bienal, foi o Caminho do Boi, projeto que convidava o público a se colocar no lugar do animal e conhecer por dentro a importância da cadeia produtiva da carne brasileira. Era possível percorrer o trajeto do pasto ao prato, através de estações interativas, que mostravam importantes etapas do processo, como genética, nutrição, infraestrutura, manejo, sanidade, reprodução, sustentabilidade, sistemas de produção, bem-estar, gestão, transporte, indústria e mercado da carne. “Com essa nova perspectiva oferecida pelo Caminho do Boi, o pecuarista pôde ampliar a sua percepção em relação ao que é necessário para melhorar a qualidade da carne que ele produz e o consumidor conseguiu captar os cuidados e a excelência do setor produtivo para que chegue até a sua mesa um produto saboroso, seguro e saudável”, ressalta Carolina Barretto.

    Sobre a Beef Week

    Foi realizada uma edição da Beef Week em Cuiabá (MT) no mês de março, paralela ao Circuito InterCorte, e haverá uma Campo Grande (MS), de 19 a 24 de julho, também durante a InterCorte na capital sulmatogrossense. O lançamento da Beef Week Campo Grande foi realizado no dia 14 de junho, em um jantar pantaneiro, em São Paulo, com a presença do Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja  e outras autoridades locais. O jantar sintetizou a proposta da Beef Week: a aproximação do campo, representado pelo chef Paulo Machado, especialista em cozinha pantaneira, com a cidade, representada pelo chef Fábio Vieira, do restaurante Micaela, onde foi o jantar. “Nós nos inspiramos na tradição pantaneira para compor o cardápio e assim trazer para os paulistanos um pouco da cultura dessa região através de sua gastronomia tão rica e que faz parte do conceito da Beef Week”, afirma o chef do Micaela, Fábio Vieira.

     

    A realização da Beef Week é da Verum, empresa com grande expertise na realização de eventos de pecuária no Brasil, com o apoio do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável – GTPS e o canal Terraviva. Apoiam o movimento o Churrascoterapia e o Blog da Carne.

    Mais informações: www.beefweekbrasil.com.br

    MANIFESTO #SOMOSDACARNE

    Somos da carne.

    Nosso trabalho é alimentar pessoas.

    Para isso acordamos cedo, trabalhamos duro dia e noite. Preparamos, plantamos e zelamos pela terra que nos dá abrigo e sustento. Cuidamos com dedicação dos animais que estão sob nossa responsabilidade, ajudando-os a nascer, a se alimentar, protegendo-os com respeito e gratidão.

    Acreditamos que uma alimentação equilibrada é essencial para o desenvolvimento adequado em todas as fases da vida. E que a carne vermelha é parte importante na mesa de milhões de famílias no Brasil e no mundo.

    Acreditamos na vocação natural do Brasil para a pecuária, na sua eficiência, e na sua relevância como provedor de alimentos. Movimentamos a indústria de insumos, profissionais e técnicos, transportadoras, operadores de máquinas, trabalhadores do campo e da indústria, gerando milhares de empregos diretos e indiretos e mais de R$ 480 bilhões na economia do país. Queremos um governo que promova uma infraestrutura à altura de nossa capacidade produtiva, nos dê segurança jurídica e uma fiscalização sanitária que garanta saúde ao consumidor.

    Somos produtivos.

    A pecuária faz parte da história e da cultura do Brasil. Ajudou a desbravar fronteiras e a fortalecer raízes. A pecuária evoluiu com o país, assim como o país evoluiu com a pecuária. Há muitas coisas boas para serem contadas, com uma enorme contribuição para o desenvolvimento rural, urbano e humano do Brasil. E nos orgulhamos disso!

    Somos do bem.

    No campo e em todas as atividades evolui a consciência da nossa responsabilidade para com o planeta, com os recursos naturais e o desenvolvimento sustentável. A pecuária brasileira acompanha essa evolução e tem se mostrado uma grande aliada na redução do desmatamento e na conservação da biodiversidade. Não é à toa que o Brasil é reconhecido como o único país do mundo que, nos últimos anos, conseguiu aumentar a produção sem explorar novas áreas.

    Somos sustentáveis.

    Por isso, este manifesto convida a todos a fazer parte desta pecuária, com o compromisso do aprimoramento contínuo na busca pela eficiência no uso de recursos naturais no processo produtivo, garantindo um produto saudável e saboroso, sob um processo de produção responsável e rentável.

    Somos referência.

    Somos da Terra. Somos do Boi. Vivemos da terra e pela terra lutamos por nosso país.

    Somos homens, somos mulheres trabalhando pelo campo e pela cidade.

    Somos guerreiros, somos da carne.

    #somosdacarne, um manifesto pela carne bovina brasileira!

     

    Fonte: BeefWeek / Attuale



  • IICA e Fundo Verde do Clima fecham parceria de US$ 100 milhões para projetos de redução das emissões de metano nas Américas

  • Para secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, iniciativa pode ajudar países a cumprirem meta de diminuir as emissões de metano na pecuária

    + leia mais
  • Lei de pagamento por serviços ambientais é incentivo para cuidar do pasto

  • Pesquisadores da Embrapa destacaram a ligação entre das boas práticas de manejo do pasto e a nova lei de pagamento por serviços ambientais

    + leia mais


  • Criação de sites