• Manejo
  • Alimentador para ordenha robotizada garante menor custo de produção

    27/05/2021
    Commodity Feeder, da Lely, é acoplado ao robô de ordenha e gera mais eficiência ao otimizar os alimentos produzidos na propriedade

    O custo com alimentação corresponde a cerca de 40 a 60% do total da produção de leite, sendo um grande desafio para o produtor manter a eficiência produtiva e econômica da propriedade, principalmente em tempos de alta nos insumos. Em virtude disso, o produtor precisa buscar meios para produzir mais leite com os mesmos recursos, ao mesmo tempo em que almeja controlar os custos da nutrição.

    Para atender a essa necessidade da bovinocultura de leite, a Lely, empresa referência no mundo em soluções em automação para a atividade leiteira, desenvolveu o Lely Commodity Feeder, um dispenser de alimentação que permite o fornecimento tanto de alimentos peletizados como não peletizados no robô.

    O Commodity Feeder está disponível em todos os novos modelos do Astronaut A5, da Lely, e nos modelos Astronaut A4. O equipamento foi testado em fazendas dos Estados Unidos e da Dinamarca, com resultados muito positivos. No Brasil, a tecnologia foi inserida no ano passado.

    "Nos robôs Lely, as vacas são atraídas com essa oferta de alimento e recebem o complemento da dieta diária dentro do robô. O Commodity Feeder permite substituir as tradicionais rações peletizadas de custos mais elevados, por alimentos não peletizados de menor custo, como derivados de aveia, trigo, milho, subprodutos diversos e até mesmo rações formuladas na própria fazenda", explica o gerente Comercial da Lely no Brasil, João Vicente Pedreira.

    Dessa forma, os produtores ficam menos dependentes do alimento processado em pellets, de frete e da flutuação de preços. "A operação do sistema pode ser ajustada de acordo com a porcentagem de matéria seca, do tamanho das partículas e da viscosidade do alimento", finaliza Pedreira.

    Fonte: Divulgação com curadoria Boi a Pasto.



  • Falta de assistência técnica é gargalo para atingir metas de metano e carbono

  • Firmados na COP26, pactos para diminuir emissão de gases de efeito estufa estão distantes de produtores que carecem de extensão rural pública

    + leia mais
  • Aumento de 35% na probabilidade de prenhez e 30% mais peso nos bezerros desmamados

  • Esses números são possíveis com o uso da suplementação alimentar específica para vacas durante o período reprodutivo

    + leia mais


  • Criação de sites