• Sustentabilidade
  • Ações de sustentabilidade da cadeia produtiva da pecuária ganham reforços

    14/12/2021
    Friboi e MSD Saúde animal detalham parceria para consolidar Plataforma Pecuária Transparente e atender anseios do mercado consumidor

    Nesta segunda, dia 13, o Giro do Boi recebeu em estúdio o médico veterinário e diretor da área de ruminantes da MSD Saúde Animal Henrique Casagrande o doutorando em zootecnia Fábio Dias, diretor da área de relacionamento com o pecuarista do Friboi. Os executivos falaram sobre as parcerias entre as empresas de olho no aumento da sustentabilidade da pecuária de corte, entre elas consolidação da Plataforma Pecuária Transparente e Projeto Redução da Marca a Fogo.

    Em primeiro lugar, Dias reforçou que ao menos em três décadas o mote de pecuária seja otimizar o uso de recursos naturais, tal qual lembrou Casagrande. Em outras palavras, produzir mais com cada vez menos para que a atividade perdure, bem como as fazendas de gado de corte.

    PECUÁRIA TRANSPARENTE

    Depois de se tornar uma referência no monitoramento do desmatamento no Bioma Amazônico com uma plataforma própria lançada em 2009, em 2020 a JBS Friboi lançou a Plataforma Pecuária Transparente, cujo propósito Fábio Dias explicou.

    Permite que a gente apoie nesse projeto junto aos pecuaristas brasileiros, junto à pecuária brasileira a mostrar que a pecuária brasileira é, sim, feita de forma respeitosa e de forma transparente também com o uso de recursos naturais. A aquisição da marca Allflex, o apoio à plataforma pecuária transparente são exemplos de ações sólidas que a MSD tem feito rumo a esse projeto de sustentabilidade na pecuária brasileira.

    “Então a gente tem o compliance da questão trabalhista, a questão dos embargos (ambientais), toda a parte de geo monitoramento, com a parte de sobreposição com terras indígenas e desmatamento, após 2009 no Bioma amazônico e após 2018 no Cerrado”, disse em resumo o zootecnista.

    Em suma, a Plataforma Pecuária Transparente insere dentro de um mesmo ambiente todas estas ferramentas que podem sera acionadas por consulta dos próprio pecuaristas. E do mesmo modo com que o frigorífico monitora seus fornecedores, os pecuaristas também podem saber se seus fornecedores de reposição, por exemplo, estão em compliance com a legislação brasileira.

    “De todos eles, a vasta maioria está em compliance, está tudo certo e conforme. Mas quem mostrou isso? Onde se registrou isso? A plataforma, no fundo, é isso. Permitir que os nossos produtores monitorem seus fornecedores com a mesma ferramenta que nós monitoramos eles. Sem custo, com uma tecnologia bastante segura porque está tudo protegido com blockchain, com a mesma tecnologia que os bancos usam para proteger seus dados”, assegurou Dias.

     INCLUSÃO

    Em seguida, o zootecnista reforçou que o objetivo da plataforma é incluir os produtores dentro da cadeia de comercialização da pecuária de corte. “A ideia não é excluir ninguém, porque junto com ela veio a iniciativa dos Escritórios Verdes. […> A gente colocou em 15 unidades do Friboi já e isso só cresce. É uma espécie de despachante socioambiental que entende do tema e encaminha as fazendas que tenham algum problema de conformidade socioambiental para a solução. […> Já foram quase 2.000 fazendas recuperadas, que estavam fora da cadeia de fornecimento, que não tinham registro de conformidade, e que hoje já têm”, celebrou Dias.

    De acordo com Fábio Dias, o volume expressivo de propriedades que receberam atendimento se deu porque em boa parte dos casos as demandas são simples. Em outras palavras, são pequenas declarações, como o CAR. “O que é importante para a gente é que a cadeia de fornecimento é uma só. Se a gente compra muito gado de produtores grandes e em conformidade, a gente também recebe animais que começam naqueles dois milhões de propriedades pequenas e muito pequenas que fornecem bezerros para serem criados e recriados em outras propriedades. E é nesse tecido de dois milhões de propriedades pequenas que a gente pode ter risco socioambiental, onde a gente tem que atuar. E está dando bastante resultado”, completou.

    Depois disso, Casagrande reforçou que o time de campo da MSD está disponível para consolidar o processo de cadastro na Plataforma Pecuária Transparente. Recentemente a empresa passou a atuar no setor inteligência de dados do rebanho após a aquisição da Allflex e a criação da divisão MSD Saúde Animal Intelligence.

    “O principal ponto é a gente trabalhar junto. O Fábio esclareceu bem os pontos do projeto, o que ele inclui. Então que o pecuarista brasileiro também conte com a MSD, nós temos um time com mais de 200 pessoas no campo para estar apoiando você nessa jornada. A MSD não é uma empresa apenas de saúde animal, mas de inteligência também. Conte com o nosso time, com o apoio para o seu rebanho na parte de saúde animal, na parte da identificação e monitoramento animal também”, estimulou Casagrande.

    MAIS PARCERIAS

    Os executivos lembraram ainda da parceria instituída entre JBS Friboi e MSD Saúde Animal em outras frentes paralelas que reforçam a sustentabilidade do setor. Como, por exemplo, a Campanha Zero Resíduo, para conscientização da espera do prazo de carência adequada para comercialização do gado para abate ou do leite após aplicação de determinados produtos.

    Mais do que isso, mais recentemente as empresas se uniram para dar corpo ao Projeto Redução da Marca a Fogo, para reforçar alternativas para o monitoramento e controle de dados do rebanho sem a necessidade do procedimento doloroso.

    “A gente está alinhado à produção da pecuária transparente. […> Se cada um fizer o seu papel, a gente caminha rumo a uma pecuária sustentável e transparente”, comentou Casagrande.

    BALANÇO 2021 / PROJEÇÕES 2022

    Por fim, Fábio Dias fez um resumo das ocorrências da pecuária de corte em 2021, ressaltando a busca por aumento de desfrute das fazendas e sua relação direta e indissociável com a sustentabilidade ambiental. “Para a nossa felicidade, sustentabilidade tem tudo a ver com o aumento da eficiência. […> Hoje o mercado, a sociedade mesmo, não só o consumidor, nos cobra sobre a forma como nós tratamos os nossos empregados, as nossas fazendas, os nossos animais. É isso que a gente tem que mostrar. […> Eu acho que a gente tem bons produtos, cada vez mais nós temos que mostrar como a gente faz, abrir a fazenda um pouco mais, adotar procedimentos de transparência e mostrar a qualidade da nossa pecuária”, disse em resumo o zootecnista.

    Casagrande, por fim, agradeceu o time de campo da MSD Saúde Animal e os pecuaristas brasileiros pelos esforços conjuntos em 2021 e projetou o 2022 para a pecuária. “Que no ano de 2022 o pecuarista brasileiro e o mercado brasileiro de proteína animal continuem a contar com o apoio da MSD Saúde Animal para entregar trabalhos relevantes. […> Sigam trabalhando porque o mercado é soberano. Sigam fazendo o dever de casa de produzir bem, produzir a baixo custo, produzir de forma sustentável para que a gente consiga produzir por muito tempo”, concluiu.

    Por: Giro do Boi 



  • CAP disponibiliza curso gratuito de proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração

  • CAP disponibiliza curso gratuito de proteção de ruminantes e equinos em transporte de longa duração

    + leia mais
  • Starrett troca plástico por papelão nas embalagens de Serra Manual e eliminará o consumo de 7,9 toneladas do material ao ano

  • Substituição reduzirá ainda em 25% as emissões de CO2; Objetivo da empresa é que todas as suas embalagens sejam sustentáveis

    + leia mais
  • IICA e Fundo Verde do Clima fecham parceria de US$ 100 milhões para projetos de redução das emissões de metano nas Américas

  • Para secretário de Inovação do Mapa, Fernando Camargo, iniciativa pode ajudar países a cumprirem meta de diminuir as emissões de metano na pecuária

    + leia mais
  • Lei de pagamento por serviços ambientais é incentivo para cuidar do pasto

  • Pesquisadores da Embrapa destacaram a ligação entre das boas práticas de manejo do pasto e a nova lei de pagamento por serviços ambientais

    + leia mais


  • Criação de sites